Site www.sportsmanaus.com.br full screen background image

Às vésperas das eleições, Marcelo Amil revela seus sonhos e objetivos para o futebol amazonense e o esporte em geral

272

Foto: Arquivo pessoal 

Um dos desportistas mais atuantes do futebol amazonense, apaixonado pelo Atlético Rio Negro Clube, desde os nove anos de idade, Elson Marcelo Lima de Souza, 35 anos, nunca foi atleta, mas isso não mede sua vontade, esforço e dedicação de lutar pela grande paixão nacional e o esporte no geral. Marcelo Amil, é advogado, pós-graduado em direito eleitoral e foi membro do movimento estudantil, quando fez parte em 2000. Conhecido pelo seu jeito irreverente, alegre, descontraído, mas acima de tudo verdadeiro, ele pleiteia uma vaga na legislatura federal. A pouco dias do povo amazonense depositar seu voto de esperança, nas eleições no domingo, 7/10, o SPORTSMANAUS entrevistou Marcelo Amil, a respeito de seus pensamentos, metas, objetivos, planos, ideias, enfim, o trabalho que pode ser feito para o desenvolvimento do futebol amazonense, o esporte como um todo e também os projetos realizados nas diversas comunidades do Amazonas.  

SPORTSMANAUS – Sua origem é do esporte, mas em especial do futebol, como torcedor atuante e presente nos estádios. Quais são seus planos para o futebol amazonense, caso consiga um resultado positivo no próximo pleito?

MARCELO AMIL – Pretendo potencializar a consciência de que o esporte deve ser política de estado, não mera moeda de troca política. O futebol é ferramenta de afirmação de identidade regional. Pretendo discutir mecanismos para fortalecer as categorias de base dos clubes locais, bem como interiorizar o campeonato amazonense. O plano é contribuir para que o Campeonato Amazonense seja autossuficiente financeiramente e tenha uma média de público similar ao que já teve nos anos 80.

Arquivo pessoal

SPORTSMANAUS – Sendo eleito, o senhor poderia trabalhar em parceria com a FAF para ajudar alavancar o futebol amazonense ou tem uma ideia diferente sobre isso?

MARCELO AMIL – A FAF é uma entidade privada. Em sendo eleito, colocarei meu mandato ao dispor da FAF, bem como, de todos os clubes amazonenses.

SPORTSMANAUS – O senhor é torcedor declarado do Rio Negro. Tem planos no futuro de realizar um trabalho no clube, não apenas como amante, mas como futuro parlamentar pelo amor ao Galo da Praça da Saudade?

MARCELO AMIL – Já estou atuando para resgatar a democracia no Rio Negro. Hoje nosso clube virou propriedade quase que individual, quando ele nasceu para ser patrimônio de todo o povo do Amazonas. Em sendo eleito deputado, atuarei de forma incisiva para garantir que dias melhores e que a democracia cheguem ao Rio Negro.

SPORTSMANAUS – Como profissional em direito desportivo, tem algum projeto em relação a essa área de ajuda, contribuição ou algo mais especifico no esporte?

MARCELO AMIL – O debate mais ampliado do Profut e uma modernização do CBJD. O Profut como está hoje pode inviabilizar os campeonatos regionais e “matar” significativamente parte dos clubes de futebol. Isso precisa urgentemente ser rediscutido.

SPORTSMANAUS – Muitos abnegados tem trabalho com projetos nas comunidades, que de certa forma tem um cunho social. O senhor tem algum projeto para apoiar ou trabalhar em conjunto com essas pessoas?

MARCELO AMIL – A primeira ação é contribuir com a formalização desses projetos. Dar a eles mecanismos para que constituam seus CNPJ’s, e propor a isenção de taxas cartorárias para entidades que tenham em suas atas de fundação pelo menos 80% de seus membros com renda familiar inferior a R$ 1,5 mil.

SPORTSMANAUS – O esporte amador em várias modalidades carece de um apoio maior. Quando um clube, atleta vai participar de alguma competição nacional, geralmente os pais ou o próprio atleta fica pedindo ajuda na rua. Qual seria sua ideia para acabar com isso?

Arquivo pessoal

MARCELO AMIL – Reforçar a premissa de que o esporte deve ser encarado como política de estado. No momento em que assim realmente o for, acabaremos com a humilhação que nossos atletas passam para representar o Amazonas, e com a hipocrisia de políticos que negam apoio aos atletas, mas que adoram tirar foto com esses mesmos atletas quando estes trazem medalhas para o Amazonas.

SPORTSMANAUS – O futebol de base é o grande celeiro de craques para qualquer clube. Nesse sentido, em condições de atuar no profissional, mas em muitos casos não acontece. O senhor pensa em dar um suporte maior para garotada que sonha em ser jogador de futebol?

MARCELO AMIL – Todo o suporte que for dado ao futebol será necessariamente na base. É a ela que o poder público e os clubes devem se concentrar para que possamos construir um trabalho sólido de reerguimento do futebol amazonense.

SPORTSMANAUS – A terceira idade é um seguimento que precisa de um cuidado maior. O que o senhor pensa sobre isso na questão de um suporte mais efetivo?

MARCELO AMIL – Esporte em qualquer fase da vida significa qualidade de vida. Implementar mecanismos que assegurem aos idosos o acesso ao esporte, devidamente acompanhado por profissionais habilitados, e capaz de garantir uma vida mais digna aos idosos. Destinarei emendas aos centros de convivência de idosos, na capital e aos municípios do interior que apresentarem projetos nesse sentido.

Arquivo pessoal

SPORTSMANAUS – Na sua opinião, o senhor considera o esporte uma ferramenta social poderosa que pode ajudar crianças, jovens, adolescentes e até idosos para uma vida melhor. O poder público se preocupa com isso?

MARCELO AMIL – Hoje infelizmente não. Vemos o governo dando mais de meio milhão de reais para uma competição de dominó, e nada para nenhum esporte de base. Isso tem que mudar. Sendo deputado federal acompanharei de perto a execução do orçamento nesse sentido e identificando desvios, mesmo que programáticos, reportarei imediatamente ao ministério público e aos órgãos de controle.

SPORTSMANAUS – O profissional na área de direito desportivo, torcedor, cidadão, candidato, enfim, qual seria o grande sonho do Marcelo Amil no esporte de forma geral?

MARCELO AMIL – Meu grande sonho é enquanto cidadão, é poder levar meus filhos para tomar tacacá no Largo, sem vermos uma criança da mesma idade deles pedindo esmola na rua. Meu sonho é que um dia eu vá dormir sabendo que nenhuma criança de Manaus está com fome nem ao relento.

SPORTSMANAUS – Como torcedor do Rio Negro, qual sua opinião sobre o futebol amazonense como um todo. Esse ano o Manaus quase conseguiu o acesso à Série C e o Iranduba no feminino vem se destacando no cenário nacional. O que falta para alavancar tudo isso?

MARCELO AMIL – O que falta é profissionalismo, e o Manaus e o Iranduba demonstraram isso. Quando se executa um trabalho com profissionalismo, os resultados, cabalmente surgem. Manaus ficou a um gol de subir esse ano. A manter o profissionalismo, subirá em 2019 ou 2020. O Iranduba está no topo do futebol feminino, e é uma equipe temida onde joga. Estou muito ansioso pela sua participação na Libertadores Feminina, e torcendo para que o torcedor amazonense entre em campo e consigamos esse título.



Paulo Rogério/sportsmanaus@gmail.com

I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) / +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.