full screen background image

Avaliador do Santos FC explica processo da seletiva com garotos da Escola do Santos Manaus

164

Cerca de 160 garotos participaram da Avaliação e Captação de Novos Atletas do Santos FC, realizado nesta sexta-feira (27) e sábado (28), pela Escola de Futebol Santos Meninos da Vila Manaus. A seletiva interna reuniu a garotada das categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, na Arena da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Amazonas (APCEF/AM), na Avenida Efigênio Sales (V8), Parque 10 de Novembro (ao lado do TCE), Zona Centro-Sul da cidade.

Para selecionar os futuros craques da Vila Belmiro, o responsável foi o treinador de futebol e coordenador de Avaliação e Captação, Reginaldo Lima, do Departamento de Avaliação, Transição e Captação de Atletas (Dacta) do Santos FC. O experiente avaliador com seu “olho clinico” percorre todo país em busca de novos talentos para o time Santista.

Para o coordenador da Escola do Santos Manaus, David Filho, tudo ocorreu dentro do esperado, apesar das dificuldades naturais para uma seleção de grande porte, pois contou com a presença de um avaliador do Santos para analisar o potencial dos futuros craques santistas.

Avaliador do Santos FC (esq.) conversa com os atletas depois de mais um jogo da seletiva (crédito: Paulo Rogério)

– Todos os alunos que se inscreveram participaram, onde o mais importante foi isso, além da presença de um avaliador do Santos aqui em Manaus. Nós sabemos da distância, dificuldades de fazer futebol de base em nossa região, devido a distância e outros problemas. Somos uma franquia oficial do Santos, e tem esse privilégio de contar com um avaliador vendo a garotada – comentou, mas destacou como será o procedimento a partir de agora.

– Vamos aguardar agora, o avaliador vai fazer todo levantamento, ele fez as anotações, vai conversar com sua equipe da categoria de base, com os treinadores, enfim, depois ele vai passar o relatório com os resultados. Também pedi para ele ver alguns atletas, mesmo que não sejam selecionados, o que precisa para melhorar e evoluir para trabalhar em cima disso, para que todos tenham a oportunidade – disse.  

Avaliação

Para o coordenador de Avaliação e Captação do Santos FC, Reginaldo Lima, a seletiva tem todo um procedimento para analisar a garotada, por isso, tudo é realizado baseado em fundamentos e dentro de critérios na observação dos novos atletas da Vila Belmiro.

Garotada das categorias Sub-11 e Sub-13 com os coordenadores da seletiva (crédito: Paulo Rogério)

– Nós temos um referencial que são nossas categorias de base, estamos no dia a dia acompanhando o processo de treinamentos e jogos. É evidente que acompanhamos a intensidade e capacidade do jogo, mas a essência de cada um deles, as dificuldades que eles se encontram dentro do processo que eles estão inseridos. É muito importante analisarmos não só o jogo em si, mas a parte de fundamento, o passe, o bom domínio, condução e proteção de bola, capacidade de finalização, visão de jogo, cabeceio, por isso, temos que estar muito atentos a essas situações e tentar olhar para esses meninos e vê-los lá no Santos e dentro das categorias de base. Tentamos relacionar essa condição técnica deles, com que temos na Vila Belmiro, para poder então tomar uma decisão – explicou.

Para o avaliador, foi feito também um trabalho para deixar o garoto menos tenso, mas tranquilo, mas que ele fizesse um trabalho de jogar naturalmente. Com isso, flui melhor o potencial do atleta, pois tudo foi muito bem observado para selecionar a garotada.

– É uma expectativa muito grande deles, um sonho de jogar futebol, jogar em um time grande, de ter essas oportunidade, nós procuramos antes de cada treino, de cada jogo conversar com eles, quebrar um pouco desse clima para que eles possam ser o mais natural possível. Acima de tudo na idade, principalmente dos menores, tem muita coisa de lúdico ainda. Analisamos dentro do que vimos, vamos fazer um referencial com relação com que podemos fazer com alguns meninos, dependendo da faixa de idade, do momento da faixa deles dentro do processo para ter a tomada de decisão com bastante experiência, porque entendemos também o sonho e desejo deles e da realidade do Santos – concluiu.

Garotada jogando tudo para ser selecionado para fazer parte da base do Santos FC (crédito: Paulo Rogério)



Paulo Rogério/sportsmanaus@gmail.com

I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) / +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.