SportsManaus
FUTEBOL INTERNACIONAL

Cabeças de chave, ‘grupo da morte’, datas e final em país em guerra: como será a próxima Champions

Da redação do SPORTS MANAUS, com informações da ESPN.com.br

Terminada a edição 2016/17 da Champions League, com título do Real Madrid em cima da Juventus no último sábado, os gigantes europeus já começam a se preparar para o próximo torneio da Uefa, que inclusive já tem datas e local da final definidos.

Oficialmente, a Liga dos Campeões 2017/18 será iniciada no próximo dia 19, quando serão sorteados os confrontos dos playoffs preliminares à fase de grupos.

Depois, em 27 de 28 de junho, serão jogadas as primeiras rodadas desses playoffs, que a esta altura contam apenas com times minúsculos, como Santa Coloma (Andorra), Hibernians (Malta), Vikingur (Ilhas Faroe), Linfield (Irlanda do Norte), New Saints (País de Gales), FCI Tallinn (Estônia), Europa GC (Gibraltar), Alashkert (Armênia) e La Fiorita (San Marino).

Quem passar por essa peneira entra na 2ª fase qualificatória, que começa em 11 e 12 de julho e conta com equipes mais acostumadas à Champions, como Celtic (Escócia), Ludogorets (Bulgária), Copenhagen (Dinamarca), Legia Varsóvia (Polônia), Bate Borisov (Belarus), Malmo (Suécia), Partizan (Sérvia), Rosenborg (Noruega), Apoel (Chipre), Maribor (Eslovênia) e Rijeka (Croácia).

A 3ª fase de playoffs será iniciada em 25 e 26 de julho e conta com times como Olympiacos (Grécia), Ajax (Holanda), Dynamo Kiev (Ucrânia), Brugge (Bélgica), Nice (França), Steua Bucareste (Romênia) e Young Boys (Suíça).

Depois, em 4 de agosto, será sorteado o playoff final para ver quem entra na fase de grupos. As partidas de ida serão em 15 e 16 de agosto, e os jogos de volta estão marcados para 22 e 23 de agosto.

Nesta fase, jogam Sevilla (Espanha), Napoli (Itália), Hoffenheim (Alemanha), Sporting (Portugal) e Liverpool (Inglaterra) contra quem chegar vivo a este estágio.

Definidos os últimos integrantes da fase de grupos, o sorteio das chaves será em 24 de agosto. Já a Liga dos Campeões de facto tem sua primeira rodada em 12 e 13 de setembro.

Os mata-matas começam em 11 de dezembro, com o sorteio das oitavas de final, cujas partidas de ida serão já em 2018: 13 e 14 de fevereiro.

A final, por sua vez, será em 26 de maio de 2018, no Estádio Olímpico de Kiev (Ucrânia).

Vale lembrar que, desde 2014, a Ucrânia vive situação de guerra civil na região de Donbass, onde ficam cidades importantes como Donetsk and Luhansk, entre forças separatistas pró-Rússia e tropas do Governo ucraniano.

O conflito começou depois que a Rússia anexou a região da Crimeia, e já deixou quase 10 mil mortos, sendo 2,4 mil civis, além de mais de 24 mil feridos.

Kiev, porém, fica distante de Donbass e não sentiu os efeitos da guerra. O Shakhtar, inclusive, “mudou” para lá e vem mandando os jogos na capital desde que os conflitos começaram.

Os cabeças-de-chave para a Champions 2017/18 também estão definidos.

São eles: Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Chelsea (Inglaterra), Juventus (Itália), Benfica (Portugal), Monaco (França), Spartak Moscou (Rússia) e Shakhtar Donestk (Ucrânia).

Depois, conformo mostrou matéria do ESPN.com.br em maio, os coeficientes de cada time determinaram as posições nos potes 2, 3 e 4.

Os destaques já confirmados são Barcelona, Atlético de Madri, PSG Manchester City e Manchester United no pote 2, Tottenham no pote 3 e RB Leipzig e Roma no pote 4.

Com isso (lembrando que times de um mesmo país não podem cair na mesma chave e a Uefa tenta separar ao máximo os clubes russos dos ucranianos), é possível a formação de um fortíssimo grupo contendo Bayern (pote 1), Barcelona (2), Liverpool (3) e Roma (4) – isso, é claro, se os Reds passarem os playoffs, o que os deixaria no pote 3.

O RB Leipzig, porém, ainda não tem certeza que participará da Champions, mesmo tendo se classificado em campo. Isso ocorre porque a equipe tem o mesmo dono do Red Bull Salzburg, da Áustria, que também está classificado. Neste caso, a Uefa impede que dois clubes controlados por uma mesma companhia joguem a competição continental.

 

Outras postagens...

Premier League: Alisson faz gol de cabeça nos acréscimos e Liverpool vence o West Bromwich de virada

Paulo Rogério

Especulado no Brasil, Quaresma acerta com o Vitória de Guimarães e volta a Portugal após cinco anos na Turquia

Paulo Rogério

Neymar entra no fim e PSG vence a Supercopa da França

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol