SportsManaus

Caso Negreira: Uefa se junta a entidades espanholas e abre investigação contra o Barcelona, afirma jornal

Paulo Rogério

Da redação do Sports Manaus, com informações – LANCE! – 23/03/2023 – 11:29 – Barcelona (ESP)

Federação europeia afirma que houve violação de seu regulamento por parte dos catalães

Foto: FABRICE COFFRINI / AFP

O jornal espanhol “Marca” informou, na manhã desta quinta-feira, através de sua rádio, que a Uefa decidiu abrir investigações contra o Barcelona em relação ao Caso Negreira. Para a entidade europeia, o clube catalão violou o regulamento disciplinar, o que, baseado no termo 4º do artigo 31º, confere à Uefa acionar a utilização de investigações por parte de sua comissão de ética e disciplina dentro dessa violação do quadro jurídico.

O Caso Negreira explodiu quando o Barcelona foi acusado de fazer pagamentos à empresa do ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros espanhol, José María Enríquez Negreira, em troca de favorecimentos das equipes de arbitragem nas partidas. Os pagamentos ultrapassaram os R$ 26 milhões e duraram entre 2011 e 2018, nas gestões de Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu.

Recentemente, novas provas ligadas ao caso foram divulgadas. Uma conversa do filho de Negreira, Javier Enríquez, com o ex-diretor esportivo do Barcelona, Albert Soler, foi exposta. Nesta conversa, Javier tentava convencer Soler de que o árbitro Jesús Gil Manzano havia ajudado o Barcelona em uma partida de Copa do Rei contra o Atlético de Madrid. Além disso, o próprio Negreira enviava presentes para outros árbitros, como cartões personalizados, comidas e ingressos para outros jogos

A Uefa, portanto, se junta à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e ao corpo jurídico da La Liga como as entidades que estão investigando o caso através de promotores privados após a denúncia do Ministério Público ser aberta.

 

 

 

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...