SportsManaus
NOTÍCIAS

Com uma seleção de craques, inscrição para 2º Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia inicia dia 2/10

Qualificar os profissionais, buscar novos caminhos e realizar um trabalho de qualidade, são alguns dos principais objetivos do 2º Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia. O encontro será realizado no dia 9 de dezembro, das 8h às 17h, no salão Rio Negro, do Quality Hotel Manaus, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. A inscrição para participar do maior evento de jornalismo esportivo da região Norte inicia dia 2 de outubro com o valor de R$ 180. Mais informações entre em contato pelo e-mail simposioesportivo.am@gmail.com ou www.facebook.com/simposioam

O evento conta com uma verdadeira seleção do jornalismo esportivo. A única representante local, é a produtora da TV A Crítica, Elis Alves, que abordará “A elaboração de um programa esportivo de TV em Manaus”. De fora, a equipe se completa com o apresentador do programa “Tá na área” do SporTV, Thiago Oliveira, com tema “O novo formato do jornalismo esportivo”, a repórter do SporTV, Livia Laranjeira, abordando “O jornalismo esportivo feminino” e o repórter do SporTV, André Hernan e da Rede Globo, Mauro Naves, na mesa-redonda “O desafio de uma grande cobertura esportiva”

A coordenadora do simpósio busca com evento a qualificação dos colegas da imprensa local (crédito: arquivo pessoal)

Com passagem pela Rádio Rio Mar, Portal Amazônia, TV Em Tempo, mas desde 2011 repórter da Rádio Difusora, a jornalista Larissa Balieiro, 26, idealizadora e coordenadora do simpósio, disse ao SPORTSMANAUS, o que espera dos palestrantes no desenvolvimento de suas temáticas.

– Acredito que isso vai mostrar aos profissionais o quão sempre podemos melhorar. A gente nunca pode achar que sabe tudo. Lá fora a realidade pode ser diferente? E é, mas não quer dizer que não precisamos estar despreparados. Sempre digo, a sorte pode virar e você sair de política e cobrir esportes, então que tal também dominar isso? Afinal, é obrigação do jornalista estar preparado para tudo – disse e explicou como foi a seleção dos palestrantes.

– Bom, sempre coloquei em mente que o Mauro voltaria no próximo evento, porque ele merecia voltar. A Lívia foi a primeira que coloquei na cabeça que traria, pela repercussão e belíssimo trabalho que fez na cobertura da tragédia da Chapecoense. O Thiago é um negro que ganhou espaço na televisão, é carismático e batalhador, merecia. E o André Hernan é o cara que mais dá furo quando o assunto é esportes no Brasil – concluiu.

Elis Alves já trabalha muitos anos na TV A Crítica e com uma vasta experiência em televisão (crédito: arquivo pessoal)

Honrada

Representante da imprensa esportiva amazonense na equipe de palestrantes, Elis Alves, 44, graduada em jornalismo, com pós-graduação em jornalismo esportivo e cinema, há 20 anos trabalha na “TV A Crítica”, quando começou como repórter, depois passou a dirigir o programa “A Crítica na TV”, Ponto Crítico e o programa esportivo “Craque na TV”. Para produtora e jornalista, que atualmente está na direção do Programa “Manhã no Ar”, exibido de segunda à sexta, pela manhã, explicou sobre sua temática e o que pode passar de experiência e conhecimento aos participantes do simpósio.

– Sempre trabalhei em TV. À frente ou atrás das câmeras. Errei e acertei muitas vezes, por isso, a televisão é um veículo de comunicação que – modéstia à parte – eu domino, pois estou há 20 anos atuando na área. Pretendo fazer o passo a passo da produção de um programa esportivo, desde a formação da equipe, a discussão do conteúdo, mas faço uma ressalva: é difícil fazer um programa esportivo, onde se tem histórias, mas não se tem memórias. A falta de registros ou valorização dos casos de sucesso do esporte local sempre vai ser um problema, passando pela estrutura técnico-operacional, até o produto (programa) ir ao ar – disse.

Convidados

Jornalista realizou um grande trabalho na cobertura da tragédia da Chapecoense (crédito: reprodução)

A jornalista do Livia Laranjeira, 30, repórter do SportTV desde 2014, mas com um trabalho na revista Glamour e no projeto Passaporte SporTV, entre 2013/2014, depois sendo efetivada como repórter, afirmou que participar do evento é uma chance de passar um pouco de vivencia na cobertura de grande eventos esportivos, mas principalmente do espaço dominado por homens, mas que hoje a mulher ocupa com muita competência e qualidade.

– Minha ideia é falar sobre o preconceito que as mulheres ainda enfrentam no meio. Há muitas profissionais de qualidade, isso não basta para você ter espaço. Você precisa, além de qualidade, enfrentar barreiras como a desconfiança sobre o seu trabalho, seus conhecimentos esportivos, julgamentos, assédio (não apenas de chefes e/ou colegas, mas também na rua, em pauta). Em todas as áreas do jornalismo as mulheres sofrem, mas no esporte isso vai além – lamentou, mas acrescentou.

– A minha briga é por mais oportunidades, quero abrir espaço para mostrar as mulheres que esse caminho é possível. Mas não acho que eu já tenha “vencido”. Acho que estou lutando, vencendo algumas batalhas e perdendo outras, mas sem nunca desanimar.

Thiago Oliveira promete uma palestra bem solta e descontraída (crédito: reprodução)

Trabalhando há 15 anos na profissão, o radialista e jornalista, Thiago Oliveira, 33, já passou pela Rádio Sucesso/Cidade, TV Gazeta. Na televisão, o apresentador tem 10 anos na estrada, sendo quatro no Programa “Tá na área” do SporTV. Para ele, vir a Manaus é uma chance excelente de poder interagir com profissionais e pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho, com o advento das ferramentas digitais.

– Neste momento estou respondendo essa pergunta com um dos maiores concorrentes do jornalismo: o celular. Mas é concorrente mesmo ou uma nova ferramenta que assustou o mercado e nos trouxe uma outra visão do jornalismo? O bate papo será como você leitor gosta de ser, sem protocolos, sem rótulos e leve. Vamos conversar sobre as redes sociais, os novos modelos de informação e o que podemos tirar de melhor desse novo mundo. Não esqueça o celular (impossível né), quero uma selfie com vocês pra registrar esse dia e mostrar que todos nós somos iguais. Até lá !!!

Outras postagens...

Rivaldo detona escolha de Tite por novo camisa 10 da Seleção

Paulo Rogério

Vasco já projeta retorno de Talles Magno para a Série B do Brasileiro

Paulo Rogério

Alex fará imersão em Cotia em seus primeiros dias como técnico do São Paulo

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol