SportsManaus
NOTÍCIAS

Considerado pioneira, Rádio Já Panamazônica luta para vencer as dificuldades

Superando as dificuldades, driblando os preconceitos e mostrando como será o futuro, já com trabalho desenvolvido há seis anos, a Rádio Já Panamazônica, pode ser considerada uma das pioneiras nas transmissões esportivas no Amazonas. Com slogan “Aqui o esporte amazonense é de primeira”, a emissora conhecida como web rádio, rádio digital ou online, é transmitida em tempo real por streaming pela Internet, pelo link http://radioja.net/?fbclid=IwAR3UG6nCiOEpKyCBdNguTWVVz18ts3NFYV5IbzIgLDqbTxS-GRcvmPO7ugg.

O administrador sênior, Beto Tavarovsky, 62 anos, do município de Ipixuna, no interior do Amazonas, é graduado em jornalismo e direito, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mas com passagem pela Rádio Continental e Agulhas Negras (RJ), Cultura (SP), além da Rádio Rio Mar como apresentador e plantonista esportivo, entre outras emissoras.     

O idealizador e fundador, revelou ao SportsManaus, sobre a criação da radio digital depois que saiu da Rádio Rio Mar em 2013, pois sabia que a proposta seria revolucionária para o radiojornalismo esportivo amazonense. Mas para isso, ele explicou sobre as dificuldades que enfrenta para fazer as transmissões.

– Sim, existe um custo, sendo pessoal (deslocamento, estadia e alimentação) ligado à logística e o técnico (equipamento, manutenção, conexão de internet e provedor de streaming), com custo mínimo de R$ 100. Os recursos são totalmente oriundos da administração da emissora, incluindo o credenciamento anual perante a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea), isso porque, apesar do excelente retorno oferecido pelo público alvo, os potenciais anunciantes mantêm uma postura conservadora, e ainda não creem que o futuro do rádio está na internet – lamentou, mas revelou.  

Amarildo Silva revelou que a radio online precisa adotar a transmissão em vídeo (crédito: Arquivo pessoal)

 

– Recentemente, estive nos Estados Unidos, em Miami e Orlando, onde aproveitei para visitar emissoras locais que veiculam esportes. A rádio Web ANMWE, de Miami e a FM 96,9 – The Game de Orlando’s  Sports Leader, de Orlando. Conversando informal e pacientemente com seus profissionais, extrai alguns aspectos muito interessante, os quais poderiam ser importados e adequados para a realidade da imprensa falada esportiva da terra da Zona Franca.

Esperança

Acadêmico do curso de turismo, Deyvid Jhonatan Cristo Vieira, 27 anos, foi convidado para participar de uma transmissão em outubro de 2014, mas foi efetivado membro da equipe em 2015. Na função de comentarista, cinegrafista e técnico de equipamento, ele já participou do programa Redação Esportiva, Rádio Mix Amazônia, e atualmente faz parte do Papo de Torcedor Baré, no portal do Amazonas Em Tempo. Ele aproveitou para definir o trabalho realizado pela equipe.

– Falando do lado técnico das transmissões, creio que sempre podemos melhorar, trazer algo novo ao ouvinte. Único objetivo que ainda falta a ser alcançado é a questão do patrocínio, que é uma dificuldade de todas as web  que cobrem o esporte local. Isso não é motivo para comemoração, mas ao longo desses seis anos de existência, conseguimos fazer tudo do nosso bolso. Falando por mim, meu objetivo ainda é ver a Rádio JÁ saudável financeiramente, tanto para investir em estrutura, quanto para pagar um salário para todos os membros – finalizou.

Adequação

O mais novo membro da Rádio Já Panamazônica, Amarildo Azevedo da Silva, 51 anos, graduado em Comunicação Social, em Rádio e TV, mas com passagem pela Rádio Aparecida (SP), Rio Mar, Rede de Notícias da Amazônia (RNA), Rádio CBN Amazônia e Amazon Sat, atualmente faz um trabalho no portal Futebol do Norte, além de seu trabalho de consultoria, assessoria e marketing. De acordo com ele, que atua como narrador e comentarista, o trabalho da radio online merece um destaque.

– Eu não posso afirmar se a web rádio Já Panamazônica é pioneira. Porém, a plataforma utilizada pela mesma, no caso streaming, transmissão pela internet é a realidade, e não de agora. Ressaltando, que as rádios digitais terão que se adaptar, como já acontece em outros centros, de disponibilizar, além do áudio, a imagem – disse.

A equipe conta ainda, com comentarista de arbitragem, Ademar Paz da Silva, que por muitos anos foi árbitro de futebol da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf).  

Outras postagens...

Santos analisa mercado, foca em técnico brasileiro e tem Guto Ferreira como opção

Paulo Rogério

3° lugar e melhor goleiro, Ponte Preta se supera no Brasileirão de Amputados

Paulo Rogério

Zagueiro amazonense é motivo para portugueses avaliar jovens no Amazonas

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...