Parecia uma final de competição e não uma estreia, mas Nacional e Manaus FC jogaram como fosse a última vez, com jogadas violentas e viril. No final, o Naça venceu de virada o Gavião do Norte por 2 a 1, na noite de sábado (18), no Estádio Carlos Zamith, zona Leste da cidade. Os gols do Nacional foram marcados por Jeferson Araújo e Alexsandro, enquanto Binho assinalou para o Manaus.
Na próxima rodada, o Nacional encara o Holanda, que perdeu para o Princesa na estreia por 1 a 0, na terça-feira, 21, às 21h (22h de Brasília), no Estádio da Colina. O Manaus vai tentar sua primeira vitória diante do Rio Negro, líder do Estadual. O jogo será o primeiro da rodada dupla na Colina, com início às 19h (20h de Brasília).
Segundo disse ao SPORTS MANAUS, o treinador do Nacional, Arthur Bernardes, não aceita no futebol atitudes violentas que podem machucar outro jogador em campo. Para ele, o clima tenso foi devido e estreia e vontade de vencer de todos.

– Todo mundo quer um ganhar do outro. Se você não controlar o grupo, acaba virando briga, e pode comprometer o espetáculo. Se é bom ou não é, isso não importa, mas temos que fazer as coisas racionalmente, porque isso é esporte e não briga e muito menos MMA – ponderou.
Com gol na cobrança de pênalti, o atacante Jeferson Araújo abriu o caminho da vitória azulina. Para o jogador, pelo fato do péssimo desempenho ano passado do Nacional nas competições, ainda tem reflexo no grupo desse ano, pois admite uma pressão por bons resultados.
– O Nacional está com uma pressão muito grande, mas não foi a gente que colocou, infelizmente a maioria dos atletas não estavam ano passado. Não é pressão de ninguém, mas do que nós sentimos de jogar num grande clube, que é o Nacional. O clube é muito grande para disputar apenas o Campeonato Amazonense.

Duvidoso no lance que originou o gol do empate do adversário, mas principalmente preocupado com a parte disciplinar dos jogadores, na qual teve o atacante Binho expulso, o treinador Igor Cearense, confessou que vai tralhar muito isso para não perder atletas no campeonato, como ocorreu ano passado para o Manaus.
– Reclamar da arbitragem, depois que apitou não tem jeito, tem que manter a tranquilidade. Nós treinamos dessa forma, ou seja, sempre com um jogador a menos. Ano passado, todos os jogos nós perdíamos um atleta, mas estamos trabalhando a mente dos atletas para ter um pouco de calma. Sobre a arbitragem, deixo para diretoria resolver.

Ficha técnica:
Jogo: Nacional 2×1 Manaus FC
Motivo: Campeonato Amazonense da Série A – 1ª rodada
Local: Estádio Carlos Zamith – Manaus/AM
Horário: 19h (20h de Brasília)
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Árbitros assistentes: Eliane Nogueira dos Santos e João Batista Cunha de Brito
Público pagante: 504
Renda: R$ 6.610,00
Advertências: Iuri, Jeferson Araújo, Jeferson Telles, Alexsandro e Tiago Bastos (Nacional) e Juninho, Ediglê e Binho (Manaus FC)
Expulsão: Binho (Manaus FC)
Gols: Binho 21 1ºt (Manaus) e Jeferson Araújo 32 1ºt e Alexsandro 10 2ºt (Nacional)
Nacional: Erick Rocha, Tiago Bastos, Vagner, Jeferson Siqueira, Jeferson Telles (Peter), Alan Bahia, Iuri, Alexsandro (Jack Chan), Romário (Diego Soares), Jeferson Araújo e Juninho Bolt. Técnico: Arthur Bernardes.
Manaus FC: Jonathan, Atila, Ediglê, Deurick, Matheus Iton, Juninho, Igor, Tiago Amazonense, Neto (Purá), Binho e Adrianinho (Hamilton). Técnico: Igor Cearense.