full screen background image

EXCLUSIVO: Leandro Ávila diz que treinar Tarumã é um desafio, mas vai lutar pelo acesso no Amazonense

654

Depois da última disputa do Campeonato Amazonense da Série A em 2013, o Tarumã Esporte Clube investiu pesado para retornar a elite do futebol amazonense. Para isso, a diretoria em parceria com uma empresa local, contratou o treinador Leandro Coronas Ávila, 46, que comandou o CFZ-RJ, o Torreense-PORT e por último o Atlético-PR.

Com passagem por Vasco, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Palmeiras e no futebol internacional, pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Leandro Ávila, é a grande novidade do Lobo do Norte para disputa da Série B do Amazonense deste ano, previsto para novembro próximo.

Do Rio de Janeiro, com EXCLUSIVIDADE para o SPORTS MANAUS, o novo técnico do Tarumã, que será apresentado na quarta-feira, 12/7, às 9h, na sala de coletiva da Arena da Amazônia, em Manaus, diz que trabalhar numa equipe de pequeno porte é um desafio, mas vem para conquistar o acesso na primeira divisão do Barezão.

Treinador disse que vai assumir o Tarumã para conquistar o acesso na elite do futebol amazonense (crédito: divulgação)

SPORTS MANAUS – Leandro Ávila, como surgiu o convite de ser o treinador do Tarumã, no Campeonato Amazonense da Série B 2017?

LENDRO ÁVILA – Na verdade, foi um amigo chamado Adriano, que é ex-jogador de futebol e mora em Manaus, que me convidou. Ele pediu meu currículo, disse que iria passar para alguns clubes, e passou ao Tarumã. Eles (clube) me fizeram uma proposta, tivemos uma conversa em alguns dias, achamos por bem selar esse acordo, junto com a Sports News e ficou tudo resolvido. Por meio desse amigo, uma pessoa que tenho confiança, falou muito bem da empresa e dos dirigentes do clube, resolvi apostar e dar sequência na minha carreira no Tarumã.

SPORTS MANAUS – Pelo seu currículo no futebol brasileiro, mas com pouco tempo de treinador, mas principalmente de ex-jogador, vir trabalhar numa equipe de porte pequeno do Amazonas para disputar uma segunda divisão local, como você define esse momento?

LENDRO ÁVILA – Para mim é um desafio com certeza, mas com bastante prazer, porque estou confiando muito no clube, assim como, o clube está confiando em mim. Aqui no Rio de Janeiro, geralmente a maioria dos clubes trabalham com os mesmos treinadores, que já estão no mercado, mas que saem do clube e vão para outro. Resolvi buscar outro clube fora do Rio, através de um amigo que me indicou, onde fica mais fácil para ter confiança e fazer o negócio. Tenho certeza que, vamos fazer um excelente trabalho e vamos subir com a equipe.

SPORTS MANAUS – Quais são as informações que você tem do Tarumã e do futebol amazonense como um todo?

Novo comandante do Lobo do Norte afirmou que assumir o clube será um desafio (crédito: divulgação)

LENDRO ÁVILA – Confesso que de início não tinha muitas informações do Tarumã, mas através de um amigo, por meio da internet e conversando com a diretoria, fiquei bastante safitseito de saber as condições que me passaram. Quando fui jogar em Manaus, por exemplo, com Flamengo, Vasco, sempre fui bem recebido. Os torcedores em sua cidade são apaixonados por futebol. Vai ser uma prazer de retornar novamente. Tive agora em fevereiro em Manaus, no jogo beneficente do José Aldo, que deu quase 40 mil pessoas no estádio. Será um prazer muito grande retornar, mas agora de fazer um trabalho para subir o Tarumã na divisão principal do Amazonas.

SPORTS MANAUS – Ao aceitar o convite, quais foram as garantias do clube, para que realize um trabalho satisfatório na Segundona do Barezão?

LENDRO ÁVILA – Tenho boas indicações de montar uma equipe competitiva e fazer um bom trabalho. Obviamente, as outras equipes devem estar pensando em reforços para subir. Nesse processo tem que ter confiança, com relação ao salários, entre outras coisas, porque está tudo no contrato. Não estou nem mais preocupado com isso, porque já tenho as informações que é uma diretoria séria, e estou confiando bastante nisso. Não vou mediar esforços para que a torcida do Tarumã fique satisfeita com a nossa subida.

SPORTS MANAUS – O Tarumã não tem muita tradição no futebol profissional, mas é muito forte na base. Você pretende utilizar a garotada do clube na competição de acesso?

LENDRO ÁVILA – A base sempre revelou bons jogadores e esse trabalho está sendo feito por outros profissionais. Quem sabe, se for o caso, pegar alguns jogadores e utilizar na equipe profissional. Tenho esperança de aliar jogadores mais novos com mais experientes, ou seja, fazer uma mesclagem para dar liga, com isso, fazermos um trabalho bem feito no Tarumã.

SPORTS MANAUS – Falei com presidente do clube, ele disse que as contratações e a comissão técnica, serão definidos em sua chegada a Manaus. Você terá carta branca para indicar jogadores e vai trazer sua comissão técnica?

LENDRO ÁVILA – Ainda não definimos detalhes menores na formação da comissão técnica. Nós definimos as bases do contrato para ficar tudo certinho. Vou a Manaus para tratar disso, vamos ter uma reunião, sentar e conversar, ver quais são as expectativas do clube em relação as contratações de jogadores, membros da comissão técnica. Tudo isso será definido, de acordo com a posição do clube sobre esse assunto. Não posso dar muitos detalhes, pois não tem nada definido.

SPORTS MANAUS – Fale do seu relacionamento com a empresa amazonense, que segundo o presidente do clube, é responsável pela sua contratação?

LENDRO ÁVILA – Não conhecia ainda a empresa, mas tive boas informações sobre a mesma, depois que tive contato diretamente com Marcelo Pereira, que é o diretor e atendeu a mim muito bem. Tivemos uma conversa bacana e fomos ajustando algumas coisas no decorrer de alguns dias. Estou bastante contente, com a primeira impressão que tive. Espero que sejamos felizes e que tenhamos um entrosamento bom em todos os aspectos.

SPORTS MANAUS – Você jogou em grandes clubes do futebol brasileiro. Pretende usar essa experiência dentro de campo, aliado aos clubes que treinou para realizar um trabalho satisfatório no Tarumã?

LENDRO ÁVILA – Com certeza, eu vou procurar usar tudo aquilo que aprendi, não tenha dúvida disso. Vou passar a experiência que tive com grandes treinadores, como Zagalo, Abel Braga, Wanderley Luxemburgo, Paulo Autuori, entre outros. Vou fazer uma mesclagem disso tudo, aliado ao curso da CBF, já que em 2019 a entidade impôs para quem trabalhar, precisa ter o curso de treinador. Esse curso ajudou bastante e agregou conhecimento.

SPORTS MANAUS – Trabalhando no Tarumã, você pretende fazer história e despertar interesse dos considerados grandes clubes locais e até da região Norte?

LENDRO ÁVILA – O meu objetivo no Tarumã é subir a equipe, deixar na Série A do ano que vem. O resto que vier será consequência do trabalho. Logicamente, ninguém vai ficar eternamente num clube. O importante é o legado que você deixa, mas quero fazer algo transparente e com bons resultados. No Brasil, o futebol é feito de resultados, algo diferente na Europa, que é planejamento. No Brasil, o treinador só vive de resultados. Esses três meses de contrato, vai servir para plantarmos nosso trabalho e deixar algo de bom. O que vier para frente, vai ficar de bom tamanho.



EDITOR - Paulo Rogério Veiga, comunicador esportivo, repórter, radialista e agente business de jogadores e treinadores. Contato 55+ (92) 99171-9226 vivo/watsap / 55+ (92) 98193-1304 tim/watsap. Email: pauloreporter@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Leia mais em sobre o editor clicando aqui.