SportsManaus
ESPORTE AMADOR

No Dia Olímpico, COB divulga ampliação do programa Esporte Seguro para Tóquio 2020

Da Redação do Sports Manaus, com informações – COB – 23/06/2021 09:3

Objetivo da entidade é proteger cada vez mais os atletas brasileiros, possibilitando que eles se concentrem exclusivamente em suas provas a um mês dos Jogos Olímpicos

Foto: Miriam Jeske/COB

Um dos principais pontos de atuação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nos Jogos de Tóquio é oferecer a melhor estrutura de apoio à delegação nacional. E, por isso, no Dia Olímpico e na data que marca um mês para Tóquio 2020, a entidade divulgou que vai ampliar, no Japão, uma das ações mais bem-sucedidos das últimas Missões: o programa Esporte Seguro, projeto introduzido nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, que visa garantir que todos os integrantes do Time Brasil, principalmente os atletas, possam realizar suas atividades em um ambiente 100% protegido.

Há dois anos, o programa era desenvolvido a partir de três temas: Prevenção à lesão; Educação e Prevenção ao Doping; e Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte. A partir deste ano, outros dois pilares foram incorporados: Prevenção e Enfrentamento ao Racismo; e Prevenção e Enfrentamento à Manipulação de Competições.

“O COB tem implementado diversos mecanismos para uma prática esportiva segura, como o lançamento dos cursos de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte e Esporte Antirracista: todo mundo sai ganhando. Nosso objetivo é proteger os atletas para que eles se concentrem exclusivamente em suas competições”, afirma Rogério Sampaio, diretor geral do COB e campeão olímpico.

No Pan de Lima e nos Jogos Mundiais de Praia, em Doha, o COB criou um espaço exclusivo onde a delegação brasileira teve acesso a palestras, jogos, quiz e esclarecimento de dúvidas. Já em Tóquio, devido às restrições impostas pela pandemia, o formato do programa será adaptado. Entre as ações previstas, estão o compartilhamento de informações por meio de vídeos e animações via WhatsApp, com atletas e oficiais tendo acesso aos canais de ouvidoria e sendo auxiliados a identificar condutas anti-éticas na Missão.

Ações digitais no Dia Olímpico

A um mês dos Jogos Olímpicos, o Time Brasil também organiza uma série de ações para comemorar o Dia Olímpico (23/6) e marcar a contagem regressiva de 30 dias para Tóquio 2020. Nas redes sociais, o Time Brasil prepara uma série de posts especiais convidando atletas e torcedores a entrarem no clima dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Para isso, basta utilizar a #CaminhoParaTóquio.

O COB também está organizando a Semana Olímpica, em parceria com o Sesi-SP, com atividades que promovem valores e cultura esportiva entre crianças e adolescentes. Nesta quarta, 23, haverá uma apresentação das mascotes do Time Brasil. O público em geral também terá uma oficina de ilustração para aprender a desenhar o Ginga, a partir das 9h30 (horário de Brasília), no canal do Sesi-SP no YouTube.

 

Outras postagens...

Spartan Muay Thai reuniu AM e PA, com público surpreendente na Ponta Negra

Paulo Rogério

Zezão Handebol Clube treina para Taça Amazônica Adulto Masculino em RO, mas pede ajuda por passagem

Paulo Rogério

Basquete 3×3: Brasil vence Mongólia e segue em busca da vaga olímpica

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol