SportsManaus
FUTEBOL AMAZONENSE

“Nós estamos buscando aprimorar”, disse presidente da Ceaf sobre a pré-temporada da arbitragem do AM

Foto: Divulgação / FAF

Com pouco mais de dois meses, a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf), praticamente está finalizando a pré-temporada da arbitragem, visando o calendário de jogos da FAF, começando pela disputa do Campeonato Amazonense da Série A, no dia 21 deste mês.

A programação é realizado com treinamento prático, estudo de regra e discussão, teste teórico e físico, entre outras atividades, na Vila Olímpica e no auditório Antônio Prudente da Costa, na sede da FAF, na Avenida Constantino Nery, no centro da cidade.

A pré-temporada conta com aproximadamente 56 participantes, entre 25 árbitros e 31 árbitros assistentes, além da participação de 12 alunos do Curso de Arbitragem em andamento, que iniciou em novembro do ano passado. No quadro da CBF, são três árbitros, além de três árbitros assistentes femininos e cinco masculinos.

Para o presidente da Ceaf, Vladimir Bastos, ele disse ao Sports Manaus, que há 12 anos a entidade se preocupa com a preparação da arbitragem para temporada, mas buscando sempre a qualificação, inclusive fora do estado para os profissionais do apito.

– Nós estamos buscando aprimorar para obedecer a melhor arbitragem, porque nossa arbitragem está se preparando para fazer o melhor campeonato possível. Nós instituímos a pré-temporada em 2008, durante esse período mandamos árbitros a São Paulo para pré-temporada de lá e depois voltaram para nossa. Esse ano tivemos três membros no Rio de Janeiro participando da pré-temporada, onde foram aprovados no teste físico e teórico – comentou Vladimir.

De acordo com dirigente da arbitragem, os testes teórico e físico vão definir o futuro dos participantes na temporada. Segundo ele, é fundamental que todos tenham êxito em seus resultados, pois caso contrário, eles ficarão fora do campeonato.

– O trabalho da prova é avaliativo sobre o conteúdo do conhecimento de regra do arbitro. Aquele que não sair a contento vamos colocar para estudar. Ele vai fazer uma repescagem para estudar mais e uma nova prova. O teste físico da mesma forma, o arbitro para taralhar no campeonato tem que conseguir êxito, pois aquele que não passar terá 30 dias para se aprimorar e se recuperar – concluiu, mas alertou sobre a fase final da pré-temporada.

– No dia 18 teremos o instrutor da CBF, por solicitação do presidente da FAF ao presidente da CBF, Rogério Caboclo para aprimorar e acompanhar a primeira partida do Campeonato Amazonense. Vamos ter três dias, ou seja, sábado, domingo e segunda-feira, com um trabalho do instrutor. A programação vai ser definida, quando ele chegar, provavelmente na sexta-feira, 17/1.

Outras postagens...

Pela Série C, Manaus vence Volta Redonda e assume a segunda posição no grupo A

Paulo Rogério

Com hat-trick de Isis, JC-AM sofre goleada para o Sport-PE de 4 a 1 em casa, na estreia no BR feminino A2

Paulo Rogério

Sem dinheiro, presidente do Princesa admite montar time modesto para temporada de 2020

Paulo Rogério