SportsManaus
NOTÍCIAS

Para preparação da arbitragem, Ceaf contrata profissional em psicologia do esporte

Para ser um exímio árbitro de futebol é indispensável uma boa preparação física e conhecimento profundo das regras de jogo, mas principalmente cuidar do lado psicológico diante das adversidades em campo. Para isso, a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf), contratou nesta terça-feira, 13/11, Ester Ferreira Machado Pereira, 29 anos, com especialização em psicologia no esporte.

Ex-atleta de voleibol, com passagem por La Salle, Nilton Lins, Rio Negro, CIEC, Adalberto Vale e na Seleção Amazonense de 13 aos 18 anos, além no voleibol suíço, Ester Ferreira, disse ao SPORTSMANAUS, sobre a chance de realizar um trabalho com a arbitragem.

– Estou me especializando em psicologia do esporte, e é um momento que tenho para mostrar meu trabalho. Vamos trabalhar esse pilar mental que é necessário para arbitragem. Já estamos trabalhando, temos um plano de trabalho para qual vamos executar a partir de agora em diante. Com isso, espero que tenha sucesso na federação, principalmente para os árbitros e o futebol como um todo – destacou, mas ainda disse.

– Acho que toda atleta tem o prazer de trabalhar em qualquer outro esporte. Essa oportunidade vem com convite da psicóloga da federação cearense, que veio fazer um trabalho com os árbitros daqui. Sabendo que nossa federação não tinha esse trabalho efetivo do psicólogo, vou agora fazer isso, pois a CBF tem um perfil dos árbitros das federações.   

Vladimir Bastos ao lado da nova psicologa que vai realizar um projeto na arbitragem local (crédito: Paulo Rogério)

Conquista

O presidente da Ceaf, Vladimir Bastos, confessou que algum tempo buscava alguém para atender a arbitragem nessa área, pois os profissionais do apito sofrem uma grande pressão psicológica pelas diversas situações que ocorrem dentro de campo ao longo de uma partida.

– Nós estamos batalhando algum tempo em busca de um psicólogo para arbitragem. Toda vez que tínhamos uma pré-temporada, tínhamos que ir atrás, mas graças ao encontro de psicólogos que ocorreu em Manaus, surgiu a Ester Ferreira. Por meio da psicóloga da federação cearense, ela está agora conosco – contou, mas revelou que o trabalho da nova aquisição da arbitragem, já começou.

– Ela está elaborando os projetos para ser aplicado durante o Campeonato Amazonense de 2019. A partir de agora, a Ester já começa os trabalhos, aliás, no Encontro Nacional ela já chegou com a planilha pronta para ser executada com os nossos árbitros. Nós esperamos que, isso seja mais uma meta a ser suprida pela nossa arbitragem e que venha elevar ainda mais o nível no estadual e nacional.

Outras postagens...

Duelo entre ‘Lendas do Flamengo e Amigos do Iranduba’ doará alimentos a venezuelanos

Paulo Rogério

Japão proíbe a entrada de turistas estrangeiros para a Olimpíada de Tóquio

Paulo Rogério

Marcelo Melo conquista tricampeonato de duplas no ATP de Viena

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol