SportsManaus
ESPORTE AMADOR

Primeira etapa do Rio Negro Challenge em 2020 vai testar competidores em provas de 2km, 4km e 6km

Da redação do Sports Manaus, com informações da Assessoria de Comunicação

Foto:  Alcides Neto

A natação em águas abertas é considerada a percussora da modalidade, trazendo com sua prática o aspecto desafiador da sobrevivência. Assim, desde a pré-história, estimula o ser humano a superar grandes adversidades. Com o passar do tempo, entretanto, as braçadas passaram a ganhar sentido competitivo, estimulando e fortalecendo os duelos no rio, mar e lagos. Seguindo este cenário, segue para sua sexta edição o Rio Negro Challenge Amazônia. O evento acontece dia 03 de maio, às 7h30, na praia da Ponta Negra. 

– A natação em águas abertas tem um histórico bem antes de ser considerado um esporte, pois era nadando que o homem fugia de um predador ou conquistava seu alimento. Ao longo dos séculos, essa ação passou a ser considerada um tipo de esporte e também chegou às piscinas. O esforço de se movimentar nas águas, de ter um propósito através das braçadas, de superar a força e o peso das águas, acarretou no desenvolvimento do esporte – destacou o organizador da prova, Pierre Gadelha.

De acordo com Pierre, vencer as águas através do nado não é uma tarefa fácil, mas prazerosa quando conquistada. O segredo, segundo ele, está na preparação física, treinos regulares e, principalmente, no controle da mente. “O psicológico conta muito numa prova como essa, principalmente quando as provas começam a ser mais extensas. É preciso se inspirar na coragem dos primórdios e não ter medo da água escura, densa, corrente, e deixar o pensamento longe do medo de encontrar animais, pois o trajeto é seguro. Tudo isso são pegadinhas que o psicológico pode pregar”, comentou.

Pierre alerta que as inscrições para esta aventura estão abertas e com uma promoção especial. O evento será composto de três provas, sendo de 2km, 4km e 6km. “Toda essa história que envolve a natação cria um momento único quando alguém se propõe a participar de uma prova no rio, por exemplo, como é o caso do Rio Negro Challenge”, disse Gadelha.

Inscrições

As inscrições para a 1ª etapa do Rio Negro Challenge 2020 estão abertas e as 100 primeiras pessoas que garantirem vaga vão ganhar um kit especial promocional com boné personalizado, caneca, squeeze, camisa e eco bag. As inscrições podem ser realizadas pelo sitwww.rionegrochallenge.com.br.

Ao todo, a prova conta com 14 categorias, envolvendo as três distâncias (2km, 4km,6km), incluindo a de Absoluto Pessoa com Deficiência (PCD), nos naipes feminino e masculino.  Para a prova serão obedecidas as regras gerais de maratona aquática da Federação Internacional de Natação (FINA).

Outras postagens...

Luta olímpica mantém o brilho do Amazonas no JEJ e conquista mais três ouros e dois bronzes

Paulo Rogério

Temporada 2021 da W Series começa em junho com brasileira no grid

Paulo Rogério

Ginástica: Ana Paula Scheffer morre aos 31 anos

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol