SportsManaus
NOTÍCIAS

Putin prega ‘paz e entendimento mútuo’ na abertura da Copa do Mundo

Da redação do SPORTSMANAUS, com informações de Jamil Chade, enviado especial / Moscou – TERRA ESPORTES

Presidente da Rússia abre torneio discursando para torcedores e chefes de Estado de países ‘inexpressivos’

Foto: Maxim Shemetov/Reuters

Nanicos do futebol são usados por Vladimir Putin, presidente da Rússia , para tentar mostrar ao mundo que seu governo não está isolado. Numa abertura da Copa do Mundo marcada por uma mistura de cultura pop mundial e tradição russa, nesta quinta-feira, em Moscou, o Kremlin tinha como objetivo mostrar, numa dimensão internacional, que os embargos internacionais não funcionaram.

Mas, apesar de o convite ter sido enviado a países de todo o mundo, foram ao evento apenas os chefes de governo de países inexpressivos. Os únicos ocidentais presentes foram os presidentes do Paraguai, Panamá e da Bolívia, Evo Morales. Em sua grande maioria, os convidados que aceitaram ir até Moscou eram todos do ex-bloco soviético.

Estavam no estádio Luzhniki – que também sediará a final da Copa – os presidentes do Azerbaijão, Armênia, Bielo-Rússia, Casaquistão, Quirguistão, Moldávia, Tajiquistão e Usbequistão. Governos que não são reconhecidos de forma ampla como Abkhazia e Ossétia do Sul também mandaram seus “presidentes”. A festa com Putin ainda contou com Ruanda e Líbano.

Mas era o príncipe da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman Al Saud, o principal convidado. Ao ver o primeiro gol russo contra seu time, o príncipe saudita sorriu e lhe apertou a mão, numa imagem que a TV oficial fez questão de mostrar ao mundo. Da Coreia do Norte também estava Kim Yong-nam, presidente do Parlamento, órgão sem qualquer poder.

Outras postagens...

Com primeiro acesso como treinador, Sidney Bento comemora seu feito no comando do Holanda

Paulo Rogério

Risco de impeachment faz situação do Vasco correr contra reunião

Paulo Rogério

São Paulo leva virada, fica no Z4 e vê Bragantino voltar à liderança

Paulo Rogério

Leave a Comment

العربية简体中文EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañol