full screen background image

Rio Negro no feminino e Adalberto Valle no masculino conquistam o Torneio Início de Handebol

177

Da redação do SPORTS MANAUS, com informações da Assessoria de Comunicação da Sejel 

O handebol amazonense viveu um dia de festa e homenagens com a realização do Torneio Início – Troféu Marques Santos. A disputa feita para celebrar o início do Campeonato Amazonense de Handebol Masculino e Feminino encerrou com o Rio Negro ostentando – depois de dois vice-campeonatos – a taça no feminino e com o atual campeão amazonense, Adalberto Valle, ficando com título no masculino. As disputas com 16 das 24 equipes que vão disputar o principal certame de 2017 ocorreram no ginásio do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no Centro, no último sábado (27).

Sob organização da Liga de Handebol do Amazonas (Liham) e com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), os 16 jogos de apenas 10 minutos foram encerrados com muita festa em quadra.

Nada de vice…

O grito de campeão dos torcedores, jogadoras e comissão do Rio Negro entalados depois dos vice-campeonatos – Taça Laércio Miranda e o Desafio Intermunicipal – enfim foram ecoados em um ginásio. A vitória apertada de 9 a 8 sobre a Liga de Santa Etelvina garantiu a taça para o Galo, depois de desbancar o Parque 10 e a equipe da escola Preciosíssimo Sangue.

“É um ânimo renovado, nossa equipe está bem motivada e bem focada. Sabemos que estamos chegando e temos condições de ganhar, o problema é que às vezes bate na trave, falta algum detalhe. Estamos a cada dia tentando corrigir nossos erros e animar as meninas para elas darem resultados. Vamos agora focar nas primeiras rodadas do campeonato amazonense para buscarmos o título”, comentou o treinador do Galo, Jeferson Oliveira.

Homenagem

Na disputa entre os homens, o atual campeão amazonense Adalberto Valle mostrou estar em forma para conquistar o bicampeonato. Com serenidade e bom entrosamento, a equipe passou pelo Japiim e Isaías Vasconcelos, antes de superar o Rio Negro na finalíssima do masculino por 9 a 6.

A taça mais desejada do que qualquer outra pelo time da escola do bairro Adrianópolis levou a equipe a ser esforçar ainda mais. O motivo? Honrar o ex-companheiro de equipe, Marques Santos, falecido em virtude de um acidente de trânsito no início do mês de junho. O Ex-atleta deu nome ao torneio.

“Vimos com uma obrigação conquistar esse torneio início em homenagem ao Marques. Conseguimos honrar nossa promessa. Agora vamos focar no campeonato amazonense, nossa equipe está bem entrosada e acaba sendo fácil jogar com os atletas”, disse o capitão Amilton Columbia.

Deixou um legado

Emocionada com o carinho recebido por todos no ginásio do Ifam, a mãe do ex-atleta Marques Santos foi homenageada pela Liham. Com flores e aplausos de todos, Márcia Maria lembrou da garra do filho no esporte ao receber o carinho dos ex-amigos de Adalberto Valle.

“Perseverança, força, garra e persistência estavam presentes no que ele fazia, era isso que ele tinha. É tanto que ele foi campeão várias vezes com o Adalberto Valle. Essa equipe abraçou ele de coração e ele foi campeão várias vezes, deu tudo de si. Ele vai deixar muitas saudades”, disse a mãe, orgulhosa pela carinho recebido.

De acordo com o presidente da Liham, Auricélio Andrade, a homenagem eterniza os bons momentos vividos por todos com o atleta que surgiu para o esporte assim que a entidade que cuida do handebol no Estado foi criada.

“O Marques foi um atleta que tem o mesmo tempo de existência da Liham. A liga foi criada há 10 anos e foi quando ele começou na base. Era um atleta que estava no auge do seu desenvolvimento. Ano passado foi campeão amazonense, campeão da conferência norte de handebol e sexto lugar na Liga Nacional. Perdemos um ser humano fantástico e o Amazonas perdeu um atleta de grande importância.  Ele representava o desenvolvimento do handebol. Vai deixar muitas saudades”, afirmou Andrade.

Jogo de abertura do Amazonense

Na próxima terça-feira (04), às 21h ocorre o jogo de abertura do Campeonato Amazonense de Handebol. A única partida entre HCM/Ifam/B2/Braziloc e Japiim Handebol Clube, no naipe masculino, será realizada na quadra de esportes da Vila Olímpica da Manaus, no Dom Pedro.



EDITOR - Paulo Rogério Veiga, comunicador esportivo, repórter, radialista e agente business de jogadores e treinadores. Contato 55+ (92) 99171-9226 vivo/watsap / 55+ (92) 98193-1304 tim/watsap. Email: pauloreporter@hotmail.com / pauloimprensa@gmail.com Leia mais em sobre o editor clicando aqui.