Após receber autorização da Fifa na última quarta-feira (8), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta quinta-feira (9) os áudios do VAR relativos a quatro lance polêmicos de São Paulo 2 x 3 Palmeiras, no último domingo (5), pelo Campeonato Brasileiro.

O principal deles (ouça no vídeo acima) é o diálogo entre Ramon Abatti Abel, juiz de campo da partida, e Ilbert Estevam da Silva, comandante da cabine de vídeo, no suposto pênalti não marcado de Allan, do Verdão, em Tapia, do Tricolor.

Na conversa, Estevam da Silva concorda com a interpretação de Abatti Abel, que viu escorregão acidental do alviverde em um lance sem disputa de bola, optando por não marcar a penalidade.

“Ramon, é justamente isso que você narra, tá? Tem o jogador do Palmeiras que escorrega, e esse contato com o atleta é acidental. É uma bola saindo da área, tá? E o jogador do Palmeiras claramente tem um escorregão, tá?”, diz Ilbert, em trecho da conversa.

Os outros lances divulgados são relativos a um pisão de Gustavo Gómez, do Palmeiras, em Tapia, do São Paulo; uma entrada forte de Andreas Pereira, do Alviverde, em Marcos Antônio, do Tricolor; e uma suposta cotovelada de Gustavo Gómez, do Verdão, em Tapia novamente.

Em todos os casos, a cabine de vídeo concorda com as decisões do juiz de campo. Justamente por isso, Abatti Abel não é chamado ao monitor para revisar os lances.

As decisões do juiz foram: não advertir Gómez pelo pisão; dar cartão amarelo por Andreas pela falta em Marcos Antônio; e não advertir Gómez pelo outro lance com Tapia.

Como mostrou a ESPN, o Palmeiras também reclamou de quatro lances na partida. No entanto, os áudios não foram tornados públicos pela CBF. A reportagem apurou, inclusive, que a equipe alviverde não pedirá a divulgação.

Confira abaixo todos os áudios do VAR:

ÁUDIO 1 – Pisão de Gustavo Gómez em Tapia

  • ÁRBITRO: Não, nada, nada!

  • VAR: Quero ver duas coisas: esse primeiro contato em cima e depois um possível pisão. Pede para aguarda, tá, Fabrício?

  • ÁRBITRO: Não tem intenção aqui, tem pisão, mas é disputa.

  • AVAR: A gente está checando em cima e o pisão, tá?

  • VAR: O jogador [Gustavo Gómez] está na passada… Eu quero ver… Aqui nós não temos condição… Agora a (câmera) fechada… O jogador está desequilibrado, ele vai tentar saltar e cai… Tudo checado, tá? Pode seguir.


ÁUDIO 2 – Suposto pênalti de Allan em Tapia

  • ÁRBITRO: Escorregou, escorregou! Jogador escorrega fora do lance da bola, escorregou!

  • VAR: Vou checar agora, Ramon. É uma bola saindo da área, qual é essa câmera?

  • AVAR: É a câmera 1.

  • VAR: Pela câmera 1, nós temos uma bola que está saindo da área, tem um jogador do Palmeiras que escorrega e ele tem um contato com seu adversário, tá? Eu estou focado justamente nesse escorregão.

  • AVAR: A (câmera) diagonal mostrou agora também esse lance, tá?

  • VAR: Agora deixa eu ver se está dentro do contexto, tá? Põe a (câmera) 16×50.

  • ÁRBITRO: Para mim foi um choque, o jogador do Palmeiras escorrega, a bola está passando, há o choque, mas jogador escorregou.

  • VAR: Olha só: a gente tem essa condição aqui, a bola está saindo da área, totalmente acidental… Ramon, é justamente isso que você narra, tá? Tem o jogador do Palmeiras que escorrega, e esse contato com o atleta é acidental. É uma bola saindo da área, tá? E o jogador do Palmeiras claramente tem um escorregão, tá?

  • AVAR: E a bola já tinha passado, né?

  • ÁRBITRO: [Falando aos jogadores] Já foi checado, tá?

  • VAR: Copiou, Ramon?

  • ÁRBITRO: [Falando aos jogadores] Olha o que eu vou falar para vocês. Vocês precisam me escutar, tá? O jogador escorregou e não é uma entrada, tá?

  • VAR: Ramon, ainda confirmo para você que a bola não está para nenhum dos dois atletas, tá?

  • ÁRBITRO: [Falando aos jogadores] Abaixe o braço e respeite minha decisão. Não é falta nem fora e nem dentro, não é. Pode ir.


ÁUDIO 3 – Possível vermelho de Andreas Pereira

  • ÁRBITRO: Bola…

  • VAR: Quero ver esse contato.

  • ÁRBITRO: Ele [Andreas Pereira] pisa na bola…

  • VAR: Jogador toca na bola…

  • AVAR: Ele até toca na canela…

  • AVAR: Tem um contato que não é pleno na canela e posteriormente um contato embaixo junto com o pé.

  • ÁRBITRO: Para mim, o André [Andreas Pereira] coloca o pé na bola…

  • VAR: Quero ver se ele despreza a disputa da bola e vai por cima…

  • VAR: Tudo checado, identidade identificada, cartão amarelo para o camisa número 8.


ÁUDIO 4 – Possível vermelho de Gustavo Gómez

  • ÁRBITRO: Pode seguir…

  • VAR: Ramon, o jogador [Tapia] está sangrando. Lá atrás, lance na linha de fundo.

  • AVAR: É antes, quando ele [Gustavo Gómez] vai levantar.

  • VAR: Já foi checado. Quando ele vai levantar ele atinge com o cotovelo.

  • AVAR: Não tem nenhum gesto adicional.

  • VAR: Ele vai levantar, atinge com o cotovelo, mas não tem nenhum gesto adicional. Nenhuma ação de cotovelada.

  • ÁRBITRO: Não pega por querer, pega por que ele levanta. Pode ir lá.


Próximos jogos do São Paulo:

Próximos jogos do Palmeiras: