SportsManaus
FUTEBOL AMAZONENSE

Nove anos depois, Penarol conquista o Amazonense 2020 diante do Manaus nos pênaltis

Foto: João Normando / FAF

Após nove anos em jejum e ainda superando uma forte pressão durante toda partida, o Penarol empatou com o Manaus no tempo regulamentar em 1 a 1, mas venceu nas cobranças de penalidades por 6 a 5, conquistando o título da reedição do Campeonato Amazonense 2020.

Bicampeão estadual em 2010/2011, o Penarol garante o terceiro título e garante o calendário da temporada no Campeonato Brasileiro da Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. A final foi realizada na tarde desta segunda-feira, 1º/3, na Arena da Amazônia.

Jogo

O Penarol começou o jogo de forma arrasador e surpreendendo o Manaus. Aos dois minutos, jogada de Alberto pela esquerda, que cruza na grande área e encontra Ramon para bater forte, sem chances para o goleiro Rafael Pitanga, 1 a 0.

Pego de surpresa no início de jogo, o Manaus se lançou todo ao ataque. Aos nove minutos, tiro de canto pela esquerda, a bola é afastada da área e sobra para Edvan na direita. O jogador cruza na área e o zagueiro Luís Fernando perde o tempo da bola e a chance de empatar.

O Gavião do Norte coloca pressão em cima do adversário. Aos 14 minutos, Edvan pela direita cruza para trás e na ânsia de tirar a bola, o zagueiro Marcelo Cardoso afasta a bola e quase marcou contra as próprias redes.

Depois de algum tempo, o Penarol chega com perigo, após uma falta sofrida por Lucas Espiga perto da grande área. Aos 30 minutos, Douglas na cobrança bateu muito mal e praticamente recuou para o goleiro Pedro Henrique.

Com tanta pressão, o Penarol não conseguiu resistir ao Gavião. Aos 39 minutos, Luís Fernando se apresenta no ataque e toca para Diego Rosa, que avança e passa para a chegada de Philip de chutar sem chances para o goleiro do Leão da Velha Serpa para empatar, 1 a 1.

Aos 42 minutos, o Gavião teve a chance de marcar o segundo gol. Erivélton aparece sozinho para bater no ângulo esquerdo do goleiro Pedro Henrique, mas a bola foi para fora.

Na pressão, aos 48 minutos, o Manaus chega pela esquerda, na tabela entre Gabriel Davis e Philip. O jogador passa para tras e Diego Rosa de frente para meta chuta no canto direito e perde a maior chance de gol na partida. No último minuto dos acréscimos, Guilherme Amorim arrisca de longe e a bola bate no travessão e não entrou.

No segundo tempo, foi a vez do Manaus assustar logo de início o Penarol. Com dois minutos, Philip lança para Diego Rosa, que chuta cruzado, mas o goleiro Pedro Henrique evita o gol do Gavião. Aos seis minutos, o Gavião praticamente repete a jogada com Philip, que cobra tiro de canto na grande área e Diego Rosa de cabeça testa, mas o goleiro do Leão defende mais uma vez e evita o gol.

O Manaus buscava o segundo gol de qualquer maneira e pressionava de forma absurda. Aos 16 minutos, pela esquerda Tiago Costa faz o cruzamento na área para Rafael Ibiapino, sozinho ele cabeceia sem marcação para fora e perde a oportunidade de virar o placar.

Aos 37 minutos, o Gavião quase marcou o segundo gol. Pela direita, Philip chega na linha de fundo e toca para trás, a zaga do Leão tira a bola que sobra para Douglas bater forte, mas a bola explode nas rede do lado de fora da meta.

Penalidades

Com o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a definição do título foi realizada na cobrança de penalidades. O Manaus teve por duas vezes a chance de ser campeão, mas no final perdeu para o Penarol por 6 a 5. Pelo Gavião, marcaram Diego Rosa, Thiago Spice, Pedro Henrique, Vinícius Barba, Douglas Lima e perderam Rafael Ibiapino, Philip e Jack Chan. Já pelo Leão da Velha Serpa, assinalaram Marcelo Cardoso, Iuri, Roni, Douglas e João Lucas que cobrou por último, consagrando o título para o Penarol. Perderam nas cobranças, Lucas Espiga e Ivan.

Ficha técnica:

Jogo: Manaus (5) 1×1 (6) Penarol

Motivo: Campeonato Amazonense de 2020 – Final

Local: Arena da Amazônia – Manaus/AM

Horário: 15h30 (16h30 de Brasília)

Público:

Renda:

Árbitro: Edmar Campos da Encarnação 

Árbitros Assistentes: Uesclei Regison Pereira dos Santos e Alexsandro Lira de Alexandre 

Gols: Ramon 2min 1ºt (Penarol) e Philip 39min 1ºt (Manaus FC)

Advertências: Ramon e Janderson (Penarol) e Luís Fernando e Rafael Ibiapino (Manaus FC)

Expulsão:

Manaus: Rafael Pitanga, Edvan (Márcio Passos), Luís Fernando, Thiago Spice, Dudu Mandai (Tiago Costa), Vinícius Barba, Guilherme Amorim (Jack Chan), Erivélton (Douglas Lima), Diego Rosa, Gabriel Davis (Rafael Ibiapino) e Philip. Técnico: Luizinho Vieira.

Penarol: Pedro Henrique, Douglas Ramos, Ivan, Iuri Barbosa, Ramon, Marcelo Cardoso, Alberto (Janderson), Júlio Campos (João Lucas), Jairo Pereira (Denner), Edinho Corrêa (Roni) e Lucas Espiga. Técnico: Edmilson de Jesus.

 

Outras postagens...

“Eu acredito muito em repetição”, aposta técnico do Remo no jogo com Manaus pela Copa Verde

Paulo Rogério

Na véspera da Copa do Brasil, técnico do Manaus disse que o time está confiante e tranquilo para jogo decisivo

Paulo Rogério

Fora de casa, São Raimundo empata com Trem-AP e continua no G4 em seu grupo na Série D

Paulo Rogério

Leave a Comment