Foto: Agência Sports Manaus
Sem muita inspiração e melhor em campo, o Amazonas perdeu algumas chances de gols e ainda uma cobrança de penalidade e no final foi castigado com a derrota para o Botafogo-SP por 1 a 0, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo aconteceu, na noite desta terça-feira (29), na Arena da Amazônia, em Manaus. O gol do Pantera foi marcado por Douglas Baggio.
Classificação e rodada
Com a terceira derrota consecutiva, o Amazonas caiu de posição e ocupa a 12ª posição, com 45 pontos na tabela de classificação. No segundo jogo em casa, a Onça-pintada encara o América-MG, na terça-feira, 5/11, às 18h (19h de Brasília), na Arena da Amazônia.
Jogo
Após duas derrotas fora de casa, o Amazonas queria sua recuperação. Aos seis minutos, pela esquerda, Matheus Serafim dominou a bola e chutou no canto direito, mas o goleiro Victor Souza defendeu.
Aos 14 minutos, o Botafogo perdeu uma grande chance de abrir o marcador. O atacante Alexandre de Jesus, na grande área, chutou no canto esquerdo do goleiro Marcão e perdeu o gol.
Com poucas oportunidades no primeiro tempo, aos 18 minutos, a Onça-pintada chegou com perigo. Na entrada da grande área, Erick Varão passou para Ênio na direita, que soltou um balanço, mas Victor Souza fez uma grande defesa. Um minuto depois, Ênio na entrada da área bateu forte de canhota no ângulo direito, mas o goleiro do Pantera defendeu.
Segundo tempo
Na etapa complementar a partida foi muito mais movimentada. Aos três minutos, quase a Onça marcou o primeiro gol. Rafael Tavares cobrou um tiro de canto pela direita na área e Fabiano desviou de cabeça no canto direito e antes de sair a bola, o zagueiro Ivan Alvariño quase tocou.
Aos seis minutos, o Amazonas teve outra boa chance. Pela direita, Matheus Serafim cruzou na área e Erick Varão tocou de primeira, mas o goleiro Victor Souza fez uma grande defesa.
Com poucas chances criadas, o Bota aproveitou a chance para marcar. Aos 11 minutos, em contra-ataque mortal do meio-campo de defesa, a bola é lançada na esquerda para Douglas Baggio, que na linha de fundo bateu no canto esquerdo de Marcão, 1 a 0.
Aos 36 minutos, o Amazonas por pouco não marcou o gol de empate. Pela direita, Robson Duarte na linha de fundo deu um corte no zagueiro e chutou por cima da meta e quase marcou.
Para deixar a situação da Onça mais complicada ainda, aos 39 minutos, o zagueiro Ivan Alvariño foi expulso pelo árbitro Rafael Rodrigo Klein, depois do mesmo ter atingido com uma cabeçada o adversário, mas sendo observado pelo árbitro assistente 1, que viu o lance.
Aso 44 minutos, o Amazonas quase marcou. De longe, Erick Varão soltou um balaço no canto esquerdo do goleiro do Pantera, que fez a defesa, largou a bola e voltou a defender para evitar o gol.
Quando parecia que terminaria com o placar adverso, aos 49 minutos, em jogada na grande área de Matheus Serafim, o jogador foi derrubado e o árbitro marcou pênalti. Aos 53 minutos, na cobrança, Ênio bateu no canto direito e o goleiro Victor Souza defendeu e na sobra Miranda chutou, mas o goleiro fechou o gol para fazer nova defesa milagrosa.
Ficha técnica:
Data: 29/10/2024 – terça-feira
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série B – 34ª rodada
Jogo: Amazonas FC 0x1 Botafogo-SP
Local: Arena da Amazônia – Manaus/AM
Horário: 20h30 (21h30 de Brasília)
Renda: R$ 41.436,00
Público pagante: 1.544
Público presente: 4.321
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Árbitros Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Luís Felipe Gonçalves Corrêa
Gols: Douglas Baggio 11min 2ºt (Botafogo-SP)
Advertências: Ezequiel, Rafael Tavares, Ênio e Cocote (Amazonas FC) e Victor Souza, Douglas Baggio, Gustavo Buchecha e Emerson Negueba (Botafogo-SP)
Expulsão: Ivan Alvariño (Amazonas FC)
Amazonas FC: Marcão, Ezequiel (Tiago Cametá), Miranda, Ivan Alvariño, Fabiano (Renan Castro), Erick Varão, Luís Felipe (Cocote), Rafael Tavares (Robson Duarte), Ênio, Luan Silva (Bruno Lopes) e Matheus Serafim. Técnico: Rafael Tavares.
Botafogo-SP: Victor Souza, Ericson, Raphael, Scharppo, Patrick Brey, Sabit (João Costa), Victor Andrade (Wallison), Gustavo Bochecha, Douglas Baggio (Filipe Soutto) e Emerson Negueba (Fábio Sanches) e Alexandre Jesus (Alex Sandro). Técnico: Márcio Zabardi.

