Da redação do Sports Manaus, com informações – Espn.com.br – Pedro Ivo Almeida –
Foto: EFE/Antonio Lacerda
Carlo Ancelotti e sua comissão técnica entregaram à Fifa, na última sexta-feira (15), a pré-lista dos convocados para os jogos de setembro da seleção brasileira. Na relação com mais de 50 nomes, Neymar surge entre os destaques das opções para os jogos contra Chile, no Maracanã, e Bolívia, em El Alto, pelas rodadas finais das eliminatórias para a Copa do Mundo. Craques com status de estrela, contudo, ainda geram debates internos na CBF e não têm presença confirmada entre os 23 escolhidos para os compromissos nos dias 4 e 9 de setembro.
Neymar, inclusive, ao lado de Vinicius Jr., tem sido tema central de muitas conversas da comissão técnica nas últimas semanas. A sequência de jogos recentes pelo Santos sem qualquer registro de lesão ainda não é vista pela comissão de Ancelotti como garantia imediata de retorno à seleção após quase dois anos – sua última partida foi em outubro de 2023, contra o Uruguai, quando sofreu duas graves lesões no joelho.
Internamente, há quem entenda que o jogador ainda não atingiu um nível de jogo ideal para contribuir com a coletividade da seleção. Na mesma mesa de conversas, outros defendem que a presença de Neymar no ambiente é necessária e positiva, assim como a possibilidade de tê-lo em campo mesmo longe do cenário de alto nível já visto em outros momentos. A pergunta sobre sua presença só deve ser respondida na convocação do próximo dia 25.
A dúvida sobre Neymar desperta atenção até de outros departamentos na CBF. De olho na promoção do jogo, a diretoria da entidade gostaria de ter a volta do principal nome do grupo naquele que deve ser o último compromisso da seleção no Brasil antes da Copa do Mundo de 2026.
Em outubro, a seleção enfrenta a Coreia do Sul, em Seul, e o Japão, em Tóquio. Para novembro, o planejamento aponta para duelos contra seleções africanas na Europa ou nos Estados Unidos. Em março, ainda com a mesma indefinição de local, será a vez de dois jogos contra equipes do Velho Continente.
Outra estrela da seleção brasileira que não tem vaga garantida para a Data Fifa de setembro é Vini Jr. Suspenso pelo segundo cartão amarelo e fora do primeiro jogo do período, contra o Chile, o camisa 7 do Real Madrid pode ser “poupado” desta vez e ficar também fora da lista que ainda visará a preparação para o duelo contra a Bolívia.
A comissão técnica da seleção entende que um desfalque de Vini Jr, ainda em começo de temporada na Espanha, não impactaria no trabalho para o mês de setembro.
Rodrygo, por sua vez, mesmo em início de temporada, pode voltar à seleção para um primeiro trabalho com Ancelotti vestindo a camisa da seleção. O jogador, que tem situação incerta no Real Madrid, recebeu sinalização positiva sobre o retorno.
O início da temporada europeia, aliás, deve ainda significar outras novidades na lista. Em estágio mais lento de jogo e voltando das férias de meio de ano, alguns atletas do Velho Continente podem dar lugar a nomes de clubes brasileiros entre os 23 de Ancelotti para a próxima Data Fifa.
É elevado o número de jogadores que atuam no futebol nacional na pré-lista já enviada pela Fifa. E a comissão técnica não esconde que o fator físico do início da temporada europeia pode significar mais chances a atletas que não vinham tendo tanto espaço em convocações recentes.
Próximos jogos da seleção brasileira:
-
Chile (C): 04/09, 21h30 (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo
-
Bolívia (F): 09/09, 20h30 (de Brasília) – eliminatórias para a Copa do Mundo

