Da redação do Sports Manaus, com informações – Por Redação da TNT Sports –
Flamengo fez jogo duro, mas Safonov cresceu na disputa de pênaltis e PSG conquistou título inédito
Foto: Mohamed Farag – FIFA/FIFA via Getty Images
O Paris Saint-Germain é campeão do Intercontinental de clubes da FIFA! Nesta quarta-feira (17), Paris Saint-Germain e Flamengo se enfrentaram pelo título de campeão do mundo. O rubro-negro passou por Cruz Azul e Pyramids, conquistando o Derby das Américas e a Copa Challenger. O PSG, campeão da Champions League, entrou direto na final, como manda o regulamento do Intercontinental da FIFA. Depois dos 90 minutos de tempo regulamentar mais a prorrogação, o placar ficou empatado em 1 a 1. O PSG conquistou o seu primeiro título mundial ao derrotar o Flamengo nos pênaltis por 2 a 1, com uma atuação impecável de Safonov, que defendeu quatro cobranças.
1º Tempo
O primeiro tempo foi de domínio francês. Aos nove minutos, o Paris Saint-Germain quase abriu o placar em um descuido da defesa rubro-negra, mas o chute de Fabián Ruiz não valeu. O árbitro chegou a apitar o gol, mas logo voltou atrás, marcando a saída da bola na linha de fundo e o escanteio para o time parisiense.
O PSG continuou pressionando e atacando durante toda a primeira etapa até que, aos 38 minutos, Doué cruzou uma bola rasteira para Kvaratskhelia, que abriu o placar. O georgiano se aproveitou de uma falha de Rossi, que tentou interceptar o cruzamento e acabou rebatendo a bola no pé do ponta-esquerda.
O time francês tinha acabado de perder, aos 35 minutos, Lee Kang-in, que foi substituído pelo jovem Mayulu. O PSG não se abalou e abriu o placar logo depois. O primeiro tempo acabou em 1 a 0 a favor do Paris, com dois cartões amarelos para cada lado: Jorginho e Alex Sandro de um lado, Fabián Ruiz e Vitinha pelo outro.
2º Tempo
O Flamengo começou a segunda etapa tentando manter mais a posse de bola, mas sofrendo com a pressão alta do Paris Saint-Germain. Aos dez minutos, o técnico Filipe Luís colocou Pedro no lugar de Carrascal. O colombiano, que assumiu a titularidade nos últimos jogos, não vinha fazendo um grande jogo.
Pouco depois, De Arrascaeta recebeu uma bola dentro da área e foi tocado e derrubado pelo zagueiro Marquinhos. O árbitro deixou seguir, mas logo interrompeu o jogo após um chamado do VAR. Ele foi até a cabine e marcou o pênalti para o Flamengo. Aos 17 minutos, Jorginho deslocou o goleiro Safonov e empatou o jogo, 1 a 1.
Na sequência, o técnico Luis Enrique fez sua segunda substituição. Aos 19 minutos Barcola entra no lugar de Mayulu, que ficou pouco tempo em campo. Aos 29′, Filipe Luís respondeu com uma alteração tripla: saíram Pulgar, Jorginho e De Arrascaeta, e entraram Saúl, De la Cruz e Cebolinha.
Aos 33 minutos, entra em campo o melhor jogador do mundo. Ousmane Dembélé substituiu o jovem Doué, que foi crucial no gol francês. A entrada do craque mudou completamente o jogo. Em poucos minutos, Dembélé criou algumas oportunidades perigosíssimas no ataque, mas o PSG não aproveitou.
O Flamengo respondeu com três ataques que levaram muito perigo à defesa do Paris Saint-Germain. Pedro chutou de fora da área, gerando um escanteio. No lance seguinte, Plata chutou para fora após um lançamento do goleiro Rossi. Depois, foi a fez de Bruno Henrique receber a bola na frente, também chutando para fora.
O juiz deu quatro minutos de acréscimo. No primeiro, Luiz Araújo entrou para substituir Bruno Henrique, que já apresentava desgaste físico. No último lance, o PSG conseguiu uma chance clara para acabar com o jogo, mas o chute de Dembélé parou no companheiro Marquinhos. Com tudo empatado no tempo regulamentar, a final foi para a prorrogação.
Prorrogação – 1º Tempo
A prorrogação começou com o Flamengo atacando o PSG. O rubro-negro pareceu finalmente ter entrado no jogo. Cebolinha, Saúl e Plata trocaram passes que envolveram a defesa parisiense, dando origem a bons ataques.
As condições físicas das equipes, visivelmente diferentes ao longo da partida, passaram a se equilibrar. O Paris Saint-Germain começou a cometer erros de passes e domínios que não cometia antes. Com sangue novo, o Flamengo foi superior nos primeiros 15 minutos da prorrogação, em que foi o mantido o empate.
Prorrogação – 2º Tempo
O Paris Saint-Germain reaguiu no começo da segunda etapa da prorrogação. Aos dois minutos, Samuel Lino foi lançado por Filipe Luís no lugar de Gonzalo Plata, que fez uma excelente partida. O clube francês continuou pressionando, mas não tirou o empate do placar.
Disputa de pênaltis
Nos pênaltis, Saúl, Pedro e Léo Pereira desperdiçaram suas cobranças pelo Flamengo. No PSG, Dembélé e Barcola também perderam. Na cobrança decisiva, Safonov defende o quarto pênalti seguido, cobrado por Luiz Araújo.

