Da redação do Sports Manaus, com informações – Por Redação da TNT Sports –
Foto: Reprodução
A FIFA realizou, nesta terça-feira (16), a premiação do The Best para consagrar os melhores do ano em cada categoria. A cerimônia, celebrada em Doha, no Qatar, contou com transmissão ao vivo no Youtube (CLIQUE AQUI E ACOMPANHE A TRANSMISSÃO) e TikTok da TNT Sports Brasil, a partir de 13h15 (de Brasília).
Melhor jogador
Ousmane Dembélé foi vencedor do The Best 2025 como o melhor jogador do mundo. Favorito ao prêmio, o francês, que também ganhou a Bola de Ouro neste ano, teve uma temporada brilhante, sendo crucial na conquista inédita da Champions League 2024/25. No PSG, o atacante também ganhou o Campeonato Francês e foi vice-campeão na Copa do Mundo de Clubes – além de vencer a Supercopa e a Copa da França.

Melhor jogadora
Pela terceira vez consecutiva, a espanhola Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora do mundo. Com 27 anos, a meio-campista do Barcelona fez uma temporada grandiosa em 2024/25, conquistando o Campeonato Espanhol, a Copa da Rainha e a Supercopa da Espanha. Além disso, foi vice-campeã da Liga dos Campeões, com o Barça, e da Liga das Nações da Uefa, com a Espanha.

Melhor treinador
Luis Enrique foi eleito o melhor treinador de 2025. O espanhol fez uma temporada espetacular pelo PSG, estando ao lado da equipe na conquista da Liga dos Campeões 2024/25. Além do título continental, o técnico foi multicampeão, levando o clube francês à Tríplice Coroa. Luis também venceu a Supercopa da França e a Supercopa da UEFA.

Melhor treinadora
Sarina Wiegman recebeu o prêmio de melhor treinadora de 2025. Entre os cinco indicados, a holandesa saiu campeã após uma bela campanha no comando da Inglaterra, que levou a seleção ao bicampeonato na Eurocopa Feminina. Finalista de todas as Copas e Euros desde 2017, Sarina foi vencedora do The Best pela quinta vez, se tornando a recordista da categoria.

Melhor goleiro
Após uma temporada de destaque, Gianluigi Donnarumma foi eleito pela primeira vez o melhor goleiro de 2025. O italiano, que atuava no PSG, foi importante na trajetória da equipe multicampeã, que conquistou a Ligue 1, a Copa da França e a Supercopa. Donnarumma também foi vice-campeão com o clube francês no Mundial de Clubes da FIFA 2025.

Melhor goleira
Hannah Hampton, de 25 anos, foi eleita a melhor goleira do mundo de 2025. Pelo Chelsea, a atleta fez uma temporada brilhante, mas ganhou ainda mais destaque na Euro, defendendo dois pênaltis nas quartas e na finalíssima. Na competição, a inglesa também foi considerada a melhor da posição.

Prêmio Puskás
Dos 11 finalistas, Santiago Montiel foi escolhido como autor do gol mais bonito de 2025. Pelo Independiente, o atacante marcou um golaço de bicicleta de fora da área na partida contra o Independiente Rivadavia, válida pelo Campeonato Argentino. Com o feito, o atleta se tornou o segundo argentino a receber o prêmio consecutivamente. Em 2024, Alejandro Garnacho foi o vencedor, também com um gol de bike.

Prêmio Marta
A jogadora Lizbeth Ovalle foi eleita a autora do gol mais bonito de 2025, desbancando Marta – campeã em 2024 e concorrente neste ano. Na partida contra o Chivas, a atacante fez um golaço surpreendente. De calcanhar, enquanto a bola estava no ar, ela acertou o ângulo e converteu a vitória para o Tigres, seu ex-clube.

Seleção do ano – Masculino
Confira abaixo os 11 indicados à seleção do ano do FIFA The Best 2025:

Seleção do ano – Feminino
Confira abaixo as 11 indicadas à seleção do ano do FIFA The Best 2025:

Fifa Fair Play
O Dr. Andreas Harlass-Neuking foi o vencedor do Prêmio Fair Play da FIFA de 2025. O médico e cirugião esportivo do SSV Jahn Regensburg (Alemanha), foi honrado após reanimar um torcedor que desmaiou durante um jogo. Na ocasião, ele soube da situação pelos jogadores e prontamente correu para ajudar, garantindo que ele estivesse estável antes de transferí-lo para um hospital local.

Fifa Fan Award
Os torcedores do Zakho SC foram escolhidos para receber o prêmio destinado aos fãs de futebol. O título veio após a torcida jogar milhares de pelúcias no campo antes da partida contra o Al-Hudood, válida pelo Campeonato Iraquiano. Os bichinhos arremessados foram doados para crianças doentes. Na época, o clube se manifestou nas redes sociais com gratidão.
“Jogar brinquedos de crianças dentro do estádio demonstrou um espírito humanitário exemplar, reconhecido pela comunidade esportiva no Curdistão, Iraque e Ásia”.


