SportsManaus
COPA DO BRASILFUTEBOLFUTEBOL AMAZONENSEFUTEBOL NACIONAL

Após buscar a igualdade por duas vezes, Manaus empata com Ipojuca-PE e vence nas penalidades na Copa do Brasil Feminina

Foto: Agência Sports Manaus

Não foi uma partida brilhante, mas não faltou muita garra e determinação do Manaus ao buscar o empate por duas vezes diante do Humaitá-AC, em 2 a 2 no tempo normal, sendo a vitória nas cobranças de penalidade de 6 a 5, consolidando a vaga na terceira fase da Copa do Brasil Feminina. O jogo aconteceu, na tarde desta quarta-feira (11), no Estádio Ismael Benigno, a Colina. Os gols do Gavião no tempo normal foram de Sabrina e Dhemilly. Pela Lobas assinalaram Íris e Tamara. O Manaus agora espera seu próximo adversário em sorteio, que será realizado pela CBF para os confrontos da terceira fase.

Penalidades

Sem vantagem para ambos os lados, após o empate no tempo regulamentar, a definição da vaga foi definida na cobrança de penalidades. Nas cinco primeiras cobranças, Jamilly, Karen, Sabrina e Kamilly marcaram e Dhemilly perdeu. Pelo Ipojuca, aproveitaram Tamara, Rwena, Mariana Ceará e Valeska, enquanto Luisa perdeu. Nas alternadas, Adrya e Débora definiram para o Gavião e pelas Lobas Keka marcou, mas Duda desperdiçou.

Jogo

Jogando fora de casa, o Ipojuca iniciou em cima do Manaus na pressão para abrir o marcador. Aos três minutos, as meninas da Loba balançaram as redes do Gavião do Norte. Pela esquerda, Íris mesmo sem ângulo, Íris chutou no canto esquerdo e abriu o marcador, 1 a 0.

Em dois lances, quase o Manaus marcou o gol de empate. Aos oito minutos, Adrya tocou na esquerda para Karen, que bateu cruzado no canto esquerdo com perigo. Na sequência, as meninas do time Esmeraldino Gavião rapidamente tomaram a bola e novamente Karen, chutou forte no canto esquerdo e quase igualou o placar.

Aos 19 minutos, o Gavião chegou com perigo. Na sobra de bola para Dhemilly, a jogadora bateu forte e a bola subiu e caiu por cima da meta, assustando a goleira Livia do Ipojuca.

As meninas do Gavião jogaram na pressão em busca do empate. Aos 29 minutos, pela meia direita, Sabrina avançou e soltou um balaço no canto direito sem chances para a goleira da Loba, 1 a 1.

Aos 38 minutos, o Ipojuca marcou o segundo gol, após um vacilo da defesa. Pela direita, Tamara arrancou em velocidade e tocou por cima da goleira Ana, que estava adiantada para balançar as redes, 2 a 1.

Segundo tempo

Aos dois minutos, quase o time Ipojucano ampliou o marcador. Pelo meio de campo, Valeska tocou para a chegada de Tamara pela direita, que chutou cruzado no canto esquerdo e quase marcou.

O Gavião apertou e teve uma boa chance de empatar. Aos cinco minutos, pela esquerda, Dhemilly ganhou na corrida da zagueira chutou e mesmo pressionada pela marcação a bola passou por cima da meta.

Aos 14 minutos, o Manaus conseguiu marcar o gol de empate. Pela direita, Karen bateu a falta, a bola bateu no travessão e na sobra Dhemilly completou sem chances para a goleira Livia, 2 a 2.

A partida ficou aberta e qualquer equipe poderia marcar o gol da classificação. Aos 21 minutos, quase a Loba marcou o terceiro gol. Tiro de canto pela direita, Déborah bateu no segundo pau e a zagueira Livinha sozinha tocou nas mãos da goleira Ana do Gavião.  

Aos 50 minutos, outro momento perdido pelo Ipojuca para definir a partida. Tâmara na entrada da grande área se livra da marcação, mas sofre falta. Aos 51 minutos, a própria Tamara bateu no canto direito, mas a goleira Ana se esticou toda e evitou o gol do time pernambucano. 

Ficha técnica:

Data: 11/06/2025 – quarta-feira

Motivo: Copa do Brasil Feminina – 2ª fase / Jogo único

Jogo: Manaus FC (6) 2×2 (5) Ipojuca-PE

Local: Estádio Ismael Benigno, a Colina – Manaus-AM

Horário: 15h (16h de Brasília)

Renda:

Público pagante:

Árbitro: Francielly Fernanda Lima de Castro (MG)

Árbitros Assistentes:  Anne Kesy Gomes de Sá (FIFA/AM) e Noelia Chaves da Paixão (AM)

Gols: Sabrina 28min 1ºt e Dhemilly 14min 2ºt (Manaus FC) e Íris 2min 1ºt e Tamara 38min 1ºt (Ipojuca-PE)

Advertências: Adrya (Manaus FC) e Mariana Ceará, Tamara e Luísa (Ipojuca-PE)

Expulsão: Alexandre Jorge (Ipojuca-PE)

Manaus FC: Ana, Millena (Milly), Joice (Ranna), Débora, Amandinha, Jamilly, Dhemilly, Raissa (Kamilly), Karen, Sabrina e Adrya. Técnico: Diego Brandt.

Ipojuca-PE: Livia, Keka, Thay Santos, Livinha (Karine), Mariana Ceará, Dida, Déborah (Rawena), Lalli (Luisa) Iris, Valeska e Tamara. Técnico: Leonardo Baiano.