SportsManaus
FUTEBOL AMAZONENSE

Depois de fato negativo, Penarol tem atitude exemplar no Amazonense e secretário da Sejel parabeniza clube

Foto: Juka Balla/Penarol

Uma atitude digna e exemplar que vale muito mais do que qualquer título conquistado dentro de campo. Pela terceira rodada do Campeonato Amazonense da Série A, no final de semana, mesmo com a derrota para o Fast Clube por 1 a 0, a equipe do Penarol, apesar do resultado, fez uma limpeza total do vestiário em que se encontrava, no estádio Carlos Zamith, zona Leste da cidade e ainda deixou um recado para a administração da praça esportiva.

O procedimento exemplar foi totalmente oposto, em relação ao jogador do Iranduba, mas não de toda equipe, quando foi expulso de campo, antes de entrar no vestiário do clube destruiu uma lixeira, e já dentro do vestiário, quebrou o vidro de uma das janelas que dá acesso ao campo do Carlos Zamith. O episódio aconteceu no empate do Iranduba com Rio Negro, em 1 a 1, no sábado (16/2), na abertura da rodada.

De acordo com gerente de futebol do Penarol, Sérgio Rodrigues, esse procedimento de fazer uma limpeza nos vestiários é comum nas partidas em seus domínios. Ele confessou, aos Sports Manaus, que ficou surpreso pela repercussão positiva dos responsáveis do estádio Carlos Zamith, local do seu jogo pelo Amazonense.

– Nós ficamos feliz por essa repercussão, porque fazemos questão que realmente isso aconteça, ou seja, que se torne natural em outros clubes também. Nós temos que usar e deixar da forma que encontramos o local, caso esteja um pouco sujo, vamos lá e limpamos também. Temos que dar exemplo, porque esses estádios são nossos. O futebol amazonense precisa crescer em todos os aspectos, enfim, de trazer torcida, fazer um time competitivo e procurar recursos. Na função de diretor, temos que ser exemplo no contexto geral – explicou, mas ainda destacou.

– Por meio do presidente Ila Rabelo, eu como gerente de futebol, conversei com minha equipe de apoio, e pedi que fizesse a limpeza, inclusive ajudei. Sabemos das dificuldades que é manter a manutenção dos estádios, sabemos que o pessoal que trabalha na limpeza tem um grande trabalho. Dentro de casa (estádio) já fazemos. Se faço isso nos meus dominios, tenho que fazer na casa dos outros também.

Parabéns

O secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Caio André de Oliveira, fez questão de enaltecer e parabenizar o Penarol pelo fato. Segundo o titular da pasta, são atitudes do Leão da Velha Serpa, que precisam ser praticados sempre por qualquer cidadão, não apenas no esporte.

– O exemplo é maravilhoso, nós queremos que se repita, não somente dentro dos nossos estádios, mas em nossas comunidades, em nossas ruas, com nossos vizinhos, pois sabemos se cada pessoa prestar um pouco de sua contribuição, vamos viver em uma rua melhor, ter um estádio melhor, um espaço público melhor e na nossa casa vai ser melhor. Quero prestar esse agradecimento e que seja seguido por todo Estado do Amazonas. Obrigado Penarol, pelo exemplo de cidadania, mas principalmente de boa educação – disse Caio André.

Sobre a atitude isolada do jogador do Iranduba, que danificou alguns objetos do poder público, mas precisamente do vestiário em que se encontrava o Iranduba, no estádio Carlos Zamith, o secretário da Sejel, afirmou que o atleta se arrependeu de seu erro e está corrigindo o dano que causou.

– Temos como em todo lugar pessoas do bem e outras que precisam se educar um pouco. Por relatos que recebi do Iranduba, o atleta que cometeu essa impropriedade já se retratou, está reparando o bem público, por mais que tenha errado, ele já demonstrou arrependimento e está cumprindo seu papel de cidadão, que é deixar o patrimônio público do jeito que ele encontrou, ou seja, bem conversado e limpo – finalizou.