SportsManaus
OUTROS ESPORTES

A importância da atividade física na saúde corporal e mental do trabalhador

Da redação do Sports Manaus, com informações – Repercussão C&M

Foto: Divulgação 

Os benefícios da atividade física são amplamente difundidos, tanto no que se refere à saúde do corpo como da mente. Mesmo assim, até 2030, 500 milhões de pessoas devem desenvolver problemas causados ou agravados pela falta dela, como obesidade, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A entidade aponta que o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. O problema afeta, inclusive, a economia, já que aumenta as taxas de afastamento dos colaboradores nas empresas, diminuindo a capacidade produtiva.

Por conta disso, muitas companhias têm investido em programas que incentivam a prática regular de atividades físicas, definidas pela OMS como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo os praticados durante o trabalho, jogos e encontros de lazer.

Quando foi contratado como auxiliar administrativo no Grupo Sabin, em 2018, Helison Guerreiro, 32, não imaginava que a sua rotina no novo trabalho seria muito mais que lidar com papéis e outras tarefas do ofício. Adepto de esportes como vôlei e futebol, ele logo descobriu que a empresa incentiva a atividade física, inclusive com um grupo de corridas de rua. “O Sabin tem um grupo de esportes em que todos incentivam uns aos outros. Eu jogava futebol e vôlei, mas, a convite deles, participei de uma corrida pela primeira vez ainda em 2018, só para ver se gostava. E em 2022, corri a primeira maratona da minha vida, algo que eu nem acreditava que era capaz, 42 quilômetros”, conta o funcionário.

Já acostumado aos esportes, Helison diz conhecer os benefícios das atividades, como a melhor resistência física e o alívio do estresse. “Sinto mais disposição no dia a dia. Meu estado de saúde também é ótimo e faço exames periódicos justamente para saber se estou apto a realizar as corridas”, avalia.

Cultura positiva
Dada a importância da qualidade de vida dos colaboradores para a empresa, o Sabin conta com um profissional de Educação Física, que atua nacionalmente como coordenador de Esportes da empresa, dedicado a orientar os chamados “líderes de esportes”, que são os profissionais das regionais multiplicadores da ginástica laboral.

Em Manaus, a função é exercida pela supervisora administrativa Camila Silva. “Considero essa cultura muito positiva. Aqui, todos os colaboradores podem participar dessas atividades. Nas corridas, por exemplo, o Sabin oferece barraca própria, água e frutas para desjejum. Também paga a inscrição dos funcionários, exigindo apenas um atestado cardiológico para garantir que há condições de saúde para a prática das maratonas”, explica.

Anualmente, por exemplo, o Clube de Corrida participa da Meia Maratona Sustentável do Amazonas, assim como de outros eventos do calendário nacional de corridas, como a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Há, inclusive, acompanhamento das condições de saúde dos colaboradores atletas. Para participar, todos precisam apresentar atestado cardiológico. Além disso, são avaliadas as taxas de glicose, o perfil lipídico, o marcador Vo2 máximo (que verifica a absorção de oxigênio pelos pulmões, músculos e coração), entre outros.

Outras atividades
Na capital do Amazonas, o Sabin oferece gratuitamente outras atividades físicas para colaboradores e familiares. Esses são, inclusive, um dos diferenciais da companhia, classificada, há 17 anos, como um dos melhores lugares para se trabalhar no Brasil e na região Norte, segundo a pesquisa Great Place to Work (GPTW).

“Nos denominamos como ‘equipe de esporte Sabin’, porque, além das corridas, também praticamos vôlei e futebol. O primeiro esporte é praticado todas as sextas-feiras, no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez. Já o segundo, em local privado, alugado pela empresa”, explica a supervisora de recursos humanos, Lene Nascimento.

O grupo de esportes está ativo em Manaus desde quando o Sabin chegou à cidade, há mais de 10 anos. “Nossa equipe é formada por 55 membros e estamos sempre abertos a novos integrantes, com divulgação das atividades pelo WhatsApp e e-mail dos nossos colaboradores”, pontua a supervisora.

Dia Mundial da Atividade Física
Criado pela OMS para combater o sedentarismo, o Dia Mundial da Atividade Física é celebrado em 6 de abril, e visa incentivar o engajamento de todos (sociedade, empresas e governos) na melhoria do bem-estar e qualidade de vida da população global. “A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre”, diz o Guia da Atividade Física para a População Brasileira do Ministério da Saúde.

Antes de iniciar qualquer modalidade física, recomenda-se fazer um check-up para uma avaliação profissional, e desenvolver uma transição suave para a prática regular de exercícios, esportes e quaisquer atividades que exijam esforço ou gasto de energia do corpo.

 

Outras postagens...

Brasil oscila e sofre revés para Canadá na Liga das Nações Feminina

Paulo Rogério

Jogos Pan-Americanos: Miguel Hidalgo conquista o ouro no triatlo

Paulo Rogério

Vôlei: Brasil cai para anfitriã Polônia nas quartas e dá adeus à Liga

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...